“Avenida Brasil” é, sem dúvidas, um ícone da teledramaturgia brasileira. Exibida pela primeira vez em 2012, a trama de João Emanuel Carneiro voltou à telinha em outubro do ano passado, no “Vale a Pena Ver de Novo”, e, na reta final, mostra que não perdeu a força e repete sucesso de oito anos atrás.

O folhetim, que fica no ar até esta sexta-feira, dia 1º de maio, registra a melhor audiência da faixa horária nos últimos dez anos – em São Paulo, “Avenida Brasil” marca média de 28 pontos, e, no Rio, 32. 

“Apesar de o contexto social hoje ser diferente, ‘Avenida Brasil’ continua atual porque toca em temas universais e é uma trama homogênea em todos os sentidos. A obra tem vida e força graças ao trabalho integrado e de primeira qualidade do elenco, da produção e da direção”, defende o autor João Emanuel Carneiro. 

“Na época, foi muito gratificante ver toda aquela repercussão. Agora me sinto igualmente feliz e realizado de ver que meu desafio de fazer uma novela diferente, em que a mocinha também era vilã, e o esforço, porque foi uma novela muito trabalhosa, novamente agradaram e divertiram o público”, comemora. 

"Sinto muito orgulho", diz Adriana Esteves
Ao falar de “Avenida Brasil” é impossível não citar Carminha, a grande vilã da história, interpretada por Adriana Esteves. A atriz ganhou inúmeros elogios por sua atuação. 

“Fiquei impressionada como, depois de oito anos, a novela ainda mexe com as pessoas. Mesmo quem assistiu antes consegue se divertir e se animar com a trama”, contou Adriana, sobre a reprise da novela no “Vale a Pena Ver de Novo”.

“Voltei a receber as mensagens de carinho e animação que as pessoas me mandavam na época da primeira exibição. É realmente uma novela fantástica! Sinto muito orgulho de ter feito parte dela”, completou a atriz. 

Apagão
Em 19 de outubro de 2012 foi ao ar o último capítulo de “Avenida Brasil”. A expectativa para saber como terminaria a rivalidade entre Nina e Carminha era tão grande que chegou a ameaçar o fornecimento de energia elétrica em todo o país.  
.
Contém spoiler!
Muita coisa ainda vai acontecer em “Avenida Brasil” nesta reta final. Carminha, por exemplo, será presa e confessará que foi ela quem matou Max (Marcello Novaes). Antes disso, ela salvará a vida de Tufão (Murilo Benício). Para isso, Carminha vai atirar no pai, Santiago (Juca de Oliveira), que se revelará um grande vilão.

A mãe de Jorginho (Cauã Reymond) ficará três anos presa e, em liberdade, vai morar com mãe Lucinda (Vera Holtz) no lixão. Nina (Débora Falabella) e Jorginho ficarão juntos e terão um filho.