Volta no dia 7 de setembro

'Se fosse hoje, Camila seria cancelada na primeira semana', diz Carol Dieckmann

Atriz participou da coletiva on-line de 'Laços de Família' nesta quinta e acredita que personagens correriam maior riscos de serem amados ou odiados por conta da polarização atual

Por Ana Clara Brant
Publicado em 27 de agosto de 2020 | 17:47
 
 
 
normal

Uma parte do elenco de 'Laços de Família', novela que volta no dia 7 de setembro no 'Vale a Pena Ver de Novo', na Globo, participou de uma coletiva on-line nesta quinta (27).

Carolina Dieckmann, Tony Ramos, Deborah Secco, Giovanna Antonelli, Regiane Alves, Luigi Baricelli e Ana Carbatti relembraram momentos marcantes da trama de Manoel Carlos que foi ao ar originalmente há 20 anos.

O bate-papo descontraído que contou com a presença de jornalistas de todo o país começou com os atores parabenizando Tony pelos seus 72 anos, completados na última terça (25).

Carol Dieckmann fez uma das personagens mais marcantes da produção e de sua carreira, Camila, filha da protagonista Helena (Vera Fischer). No decorrer dos capítulos, ela rouba o namorado da mãe, interpretado pelo então estreante Reynaldo Gianecchini, e depois descobre que tem leucemia.

Para a atriz, que também está no ar na reprise de "Fina Estampa", na Globo, e de "Mulheres Apaixonadas", no Viva, caso "Laços de Família" fosse exibida hoje em 2020, Camila seria cancelada. Cancelar se trata de um termo recente da internet para boicotar pessoas famosas (ou nem tanto) por comportamentos que o público considere como inadequado.

"O público teria milhões de motivos para ela ser cancelada. Fico pensando quais as razões teriam para gostar dela, pelo menos, até esse momento de roubar o namorado da mãe. Eu mesmo não teria (risos). Roubar o namorado da mãe é complicado", avalia.

A atriz declarou ainda que, pelo fato de estar bastante polarizado nos dias de hoje, os riscos de um personagem ser mais odiado e amado seriam maiores também. "Acho que correríamos mais riscos de ter essas discussões mais inflamadas, de uma tomar partido da outro", opinou.

Carolina também lembrou de sua cena mais icônica na novela, quando Camila raspou a cabeça. A cena, aliás, não estava escrita, como ela ressaltou. "Eu já contei isso algumas vezes. Na verdade, a cena era eu sentada numa cadeira, olhando para a  câmera e era para ser usada apenas para uma campanha de doação de medula óssea. Mas acabou entrando porque ficou muito intenso e forte", relatou.

Além da imagem de Carol perdendo os cabelos, os telespectadores nunca se esqueceram da música tema, “Love By Grace”, de Lara Fabian. Até hoje, as pessoas relacionam a canção com a atriz. “Essa música virou uma alminha que me acompanha até hoje. Eu recebo quase todo dia um vídeo de alguém raspando o cabelo com a música ao fundo, fazendo a barba. É impressionante. Hoje (a composição) ela se tornou mais leve pra mim, mas toda vez eu eu a ouvia, me emocionava. Me lembro que logo que raspei o cabelo, eu fui ao Inca (Instituto Nacional de Câncer) visitar 250 crianças com câncer. Eles colocaram a música e eu chorei demais. Era um gatilho de emoção. Por isso o Ricardo Waddington (diretor-geral) colocou a música na hora dessa cena”, recordou.

.

Deborah Secco, que fazia a endiabrada Íris, que enfernizada a vida da sobrinha Camila, também falou sobre os momentos inesquecíveis de sua personagem que se tornou uma das mais populares de sua carreira. Nas ruas, a atriz sentiu o amor e  ódio do público. “A Ìris mudou a minha vida; foi um marco. E ela teve uma recepção muita calorosa. Tinha até comunidade no Orkut a favor e contra, mas a grande maioria amava a Ìris, mesmo com tudo o que ela aprontava. Acho que viam nela uma justiceira por tratar tão mal a Camila que tinha roubado o namorado da mãe”, analisou.

Mas Deborah também sentiu, literalmente, na pele o que a personagem aprontava. “Quando a Camila raspa a cabeça e a Ìris ficou tripudiando, aquilo foi imperdoável. Tanto que eu, Deborah, cheguei a apanhar num supermercado e nunca me esqueci daquilo”, contou.

"Laços de Família" ainda conta no elenco com nomes como Marieta Severo, Leonardo Villar, Alexandre Borges, Walderez de Barros, Flávio Silvino e Juliana Paes, em sua primeira novela.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!