O Sempre um Papo desta terça-feira (28) reverencia Guimarães Rosa, um dos maiores e mais influentes escritores brasileiros do século XX. O projeto, que durante a pandemia tem feito encontros online com transmissão pelo seu canal no Facebook e no YouTube, propõe o tema “Um encontro com Guimarães” e recebe a atriz Bruna Lombardi e o ator Odilon Esteves. O #SempreUmPapoEmCasa começa às 18h. 

Mineiro de Novo Cruzeiro, cidade do Norte do Estado, Esteves é apaixonado pela obra do escritor - também mineiro, nascido em Cordisburgo. O primeiro contato do ator com Guimarães Rosa, que tinha apenas 59 anos quando faleceu em 1967, foi por meio do teatro. Em 1992, ele assistiu em Belo Horizonte - cidade para a qual acabara de se mudar - a peça “Primeiras Estórias”, do Grupo Reviu a Volta, com direção de João das Neves e baseada no livro homônimo de Rosa. Já a atriz Bruna Lombardi também interpretou Diadorim na minissérie “Grande Sertão: Veredas”, gravada em Minas Gerais e exibida em 1985 pela Rede Globo. Dessa experiência, surgiu o livro “Diário do Grande Sertão”.

Em 2008, Odilon Esteves foi convidado para interpretar o personagem Riobaldo, narrador de “Grande Sertão: Veredas”, em um projeto que lembrava o centenário de Guimarães Rosa - tratava-se do docudrama “Sertão: Veredas”, produzido pela Bossa Nova Films para a TV Record. O ator entrou nas páginas do livro maneira intensa e profunda, afinal, ele não tinha muito tempo: “Tive que dar um mergulho nele no intervalo de uma única semana. Fiquei muito apaixonado. É um livro que me acompanha, é muito bonito”.

“Grande Sertão: Veredas” também impactou o ator de outras formas. Ao ver a exposição da cenógrafa e diretora Bia Lessa sobre o livro, Esteves ficou “meia-hora chorando, emocionadíssimo”. “Foi a primeira vez na vida que fui a uma exposição e chorei. Eu nem sabia se podia chorar em exposição”, ele brinca. 

Desde então, ele participou de alguns eventos de leitura de trechos do livro. Nesta sexta-feira (31), às 20h30, ele integra a programação da 32ª edição da “Semana Rosiana” com a live “Riobaldo e Diadorim”, cuja transmissão acontece pelo Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa.