Música

Show histórico de Raul Seixas para 150 mil pessoas em Santos chega ao YouTube

Em fevereiro de 1982, Raulzito se apresentou no festival Música na Praia e tocou um repertório cheio de hits, além de clássicos do rock 'n' roll

Por Bruno Mateus
Publicado em 05 de julho de 2023 | 11:07
 
 
 
normal

Os raulseixistas agora podem ver, na íntegra, o histórico show do músico baiano na Praia do Gonzaga, em Santos, realizado em fevereiro de 1982 e lançado apenas em vinil e CD. As imagens de “Raul Seixas – Ao Vivo na Praia do Gonzaga” foram restauradas e chegaram ao canal oficial do compositor no YouTube há uma semana, no dia 28 de junho, quando o músico completaria 78 anos. O lançamento faz parte de uma série de iniciativas que buscam preservar a obra e a memória de um dos artistas mais importantes da música brasileira.

Em 1h, Raul lançou mão de um repertório que incluía os hits “Rock do Diabo”, “Aluga-se”, “Trem das Sete”, Maluco Beleza”, “Al Capone”, “Sociedade Alternativa” e “Metamorfose Ambulante”, além de clássicos do rock ‘n’ roll, responsáveis pela formação musical do baiano, como “Blue Suede Shoes”, grande sucesso de Elvis Presley, mas originalmente escrita e lançada por Carl Perkins, “Roll Over Beethoven”, de Chuck Berry, e “Ready Teddy”, gravada por grandes nomes do rock, de Little Richard a John Lennon, e inclusive por Raul, no disco “Raul Rock Seixas”, de 1977.

A apresentação de Raulzito fez parte da programação do festival Música na Praia. Entre 7 e 14 de fevereiro de 1982, passaram pelo evento Erasmo Carlos, Wanderléa, Benito di Paula, Zé Ramalho, Joanna, Roupa Nova, Sérgio Reis, Irmãs Galvão e outros nomes da música popular brasileira. O baiano tocou no dia 13 para aproximadamente 150 mil pessoas.

Nos instantes finais do show, entre a execução de “Sociedade Alternativa”, Raul Seixas pega um manuscrito, que mais parece um pergaminho, e começa a ler os preceitos de “Liber Oz”, texto do ocultista inglês Aleister Crowley (1875-1947), influência marcante na carreira do artista. Em plena ditadura, Raul defendeu seu pensamento anárquico e libertário para todo mundo ouvir.

“Todo homem e toda mulher é uma estrela. Todo homem tem direito de viver pela sua própria lei, da maneira que ele queira viver, de trabalhar como queira, de gozar como queira, de morrer como e quando ele quiser”, bradou o baiano.

A banda que acompanhou Raul Seixas na Praia do Gonzaga tinha os músicos Tony Osanah (guitarra), Oswaldo Luiz (baixo) Edu Rocha (bateria), Olmair Raposo (piano e teclado), Gerson Galante (sax, alto e barítono), Dorival Galante Jr. (trompete), Wladimir Ferreguti (trombone).

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!