Culinária

Rita Lobo estreia programa na TV Globo que teve Minas como um dos cenários

'Prato Feito Brasil', que vai ao ar a partir desta sexta (24), vai mostrar, em quatro episódios, a diversidade da comida brasileira

Por Renato Lombardi
Publicado em 23 de novembro de 2023 | 14:43
 
 
 
normal

A apresentadora Rita Lobo vai ganhar seu primeiro programa na TV aberta. Ela, que é autora de livros culinária e apresenta atrações do segmento no canal pago no GNT, vai estrear na TV Globo nesta sexta-feira (24), após o “Globo Repórter”, com a série documental “Prato Feito Brasil”.

Em quatro episódios, o programa vai fazer uma jornada por quatro Estados do país - dentre eles, Minas Gerais - para revelar a diversidade da comida brasileira do dia a dia e seu grande valor nutricional, através da conexão das pessoas com esses alimentos e tradições regionais. 

"Nós somos mais brasileiros porque comemos arroz com feijão. A proposta dessa série documental é unir o Brasil pela comida. Com diferentes pratos, preparados em cozinhas de casa, em diferentes regiões do país, mostramos que o tempero e o sotaque mudam, mas a estrutura é sempre igual”, explica Rita, que há 20 anos trabalha com a culinária brasileira.

“Por trás do nosso pê-efe tradicional tem uma fórmula de alimentação saudável. Ele une de maneira balanceada os quatro grupos alimentares que devemos comer diariamente. E conseguimos juntar pessoas incríveis, que nos ajudam a contar isso para todos os brasileiros", pontua a apresentadora, que tem como filosofia o incentivo a boa alimentação.

Em “Prato Feito Brasil”, Rita Lobo, além de Minas, passa pela Bahia, pelo Pará e pelo Rio Grande do Sul, onde conhece famílias e participa do preparo de um prato comum na cozinha dessas pessoas. Das reuniões em volta do fogão e da mesa, surgem muitas histórias, que retratam o orgulho que o brasileiro tem da própria comida. Ela também percorre mercados centrais e feiras em busca de conhecer os principais ingredientes de cada região.

 

Os episódios são divididos pelas regiões e por grupos alimentares. Em Minas Gerais, o foco está nas hortaliças. Além de Belo Horizonte, a apresenta também vai a Ouro Preto, onde entra em uma república de estudantes atraída pelo cheiro do feijão que sente ao passar por uma das ruas da cidade. Já a Bahia, tema do episódio de estreia do “Prato Feito Brasil”, Rita vai a Salvador e conhece a Estrada do Feijão, onde experimenta diversos tipos da leguminosa. Ela também visita a casa de uma família, ajudando no preparo de um vinagrete feito com feijão-verde, acompanhado de arroz e frango. 

A cada episódio, Rita também dará dicas de preparo de alimentos do dia a dia e vai abordar a importância nutricional do prato feito dos brasileiros, sempre com a participação de especialistas em nutrição e saúde. "Nessas duas décadas de trabalho, sempre fiz questão de valorizar o prato feito. O nosso jeito tradicional de comer é o máximo: balanceado, tem a ver com a nossa história e com a nossa cultura. Mas, nos últimos tempos, fui percebendo que estava na hora de defender a dieta brasileira. Em um país como o nosso, com tradições culinárias tão fortes, não faz sentido deixarmos a comida de verdade perder espaço para os ultraprocessados", afirma a apresentadora.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!