NOVA POLÍTICA

Viva corta cena polêmica de Malhação e diretor explica a ação

A emissora retirou cenas de blackface da reprise da temporada de 1998

Por Mohamed Osman/ Grupo Observatório
Publicado em 01 de maio de 2023 | 16:52
 
 
 
normal

O Canal Viva cortou cenas polêmicas da reprise da temporada de 1998 do seriado Malhação. Trata-se de trechos que destacam o blackface - quando pessoas brancas "se pintam" de preto para representar pessoas negras. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (1) nas redes sociais.

"Vivinha avisa: os capítulos desta semana de "Malhação 1998" (1 a 5/5) passaram por algumas alterações  As obras do Canal VIVA reproduzem comportamentos e costumes da época em que foram realizadas. Eventualmente, algum trecho pode ser excluído desde que não gere prejuízo para a compreensão da narrativa", escreveu a emissora no Twitter.

O que foi cortado?

Os capítulos retalhados exibiriam uma sequência em que uma banda de rastafáris deveria se apresentar em um concurso, mas ausência do grupo faz com que meninos brancos se pintem de preto para se apresentarem no lugar dos cantores. 

O Viva tem como prática exibir a frase "esta obra representa os costumes da época" antes e depois da exibição da produção em questão, mas, mesmo assim, optou por retirar as cenas dos capítulos da Malhação 1998 por respeito ao público.

"Muitos espectadores poderiam se sentir ofendidos com a reprodução daquelas cenas e com a duração de um plot de blackface por vários capítulos. Respeitamos quem pensa diferente, mas nesse caso prevaleceu o entendimento de respeitar a sensibilidade da audiência de 2023", explicou Erick Bretas, diretor de mídia e conteúdo do Grupo Globo, nos comentários da publicação. O executivo garantiu que trama principal pode ser compreendida com a continuação da história.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!