John Lennon e Yoko Ono estavam em um quarto de hotel nas Bahamas, em 25 de maio de 1969, quando o ex-beatle começou a improvisar alguns versos da canção “Give Peace a Chance”, gravada de forma definitiva uma semana depois, no Queen Elizabeth Hotel, em Montreal, no Canadá, durante a lua de mel do casal, que se transformou no tão conhecido um evento público e midático pela “Bed-In For Peace”, quando eles passaram uma semana de pijama dando entrevistas, recebendo amigos e falando sobre paz, Guerra do Vietnã, protestos e outros assuntos.
O registro, até então inédito, ganhou as plataformas digitais nesta terça-feira (13) e foi publicado no canal do artista no YouTube. “Give Peace a Chance” se tornou um hino pacifista, trilha sonora de uma época e até hoje é cantada e citada em manifestações anti-guerra ao redor do mundo.
A performance foi capturada pelo cinegrafista de Lennon, Nic Knowland, e pelo gravador de som Mike Lax, e é a primeira gravação agora conhecida da músicaO vídeo faz parte de uma série de lançamentos para celebrar os 50 anos do álbum “John Lennon/Plastic Ono Band”, lançado em 1970.
Nesta sexta-feira (16), será lançado “John Lennon/Plastic Ono Band – The Ultimate Collection”, um box com oito discos e dezenas de gravações inéditas. O projeto foi supervisionado por Yoko Ono.
Confira a gravação definitiva de “Give Peace a Chance”: