São inúmeras as possibilidades de pratos que compõem as ceias de Natal das famílias brasileiras, principalmente quando se leva em conta a pluralidade cultural do país e a disseminação de novas receitas na internet. Contudo, ano após ano há um prato que não perde seu protagonismo nas festas de final de ano: o peru natalino.

É o que sugere uma pesquisa inédita da área CRM&Insights da BRF que mapeou menções ao Natal nas redes sociais entre os anos 2021 e 2023. Com base nas menções do X, o estudo separa no ranking as receitas consideradas tradicionais. O Peru ocupa o primeiro lugar, com quase 46 mil menções, devido aos comentários sobre “sabor delicioso” e “dicas de preparo”.

No YouTube entre as opções de pratos e sobremesas presentes, o Peru é uma das principais receitas. O estudo da BRF contempla ainda uma novidade – pesquisas usando o Chat GPT, que aponta que as pessoas usam algumas palavras-chave dentro do contexto de Natal e, novamente, destaca-se o Peru assado entre as buscas. No TikTok, a #perudenatal tem 3,5 milhões de visualizações*.

O peru natalino foi lançado no Brasil, em 1974, pela marca Sadia. Desde então, a grande ave marca presença nos eventos de final de ano e criou uma tradição nacional que permanece viva até os dias de hoje. O produto é ainda líder de categoria e a marca é a mais lembrada pelos brasileiros no Natal, de acordo com o Top of Mind do Datafolha.