ALTO CAPARAÓ

'Gamô - Festival de Gastronomia de Montanha' terá 1ª edição aos pés do Parque Nacional do Caparaó

Evento acontece em conjunto com a Ultra Trail Caparaó, evento esportivo de corrida de trilha e montanha, entre os dias 24 e 26 de maio

Por FM O Tempo
Publicado em 23 de maio de 2024 | 15:52 - Atualizado em 23 de maio de 2024 | 15:54
 
 
 

A 1ª edição do Gamô - Festival de Gastronomia de Montanha acontece nos dias 24, 25 e 26 de maio, na cidade de Alto Caparaó, aos pés do Parque Nacional do Caparaó, em Minas Gerais, e reúne dois símbolos de identidade de Minas Gerais: a culinária e as montanhas.

O objetivo é promover a cultura dos festivais de gastronomia e da comida mineira consumida nas montanhas. Ao longo de todo o dia do Gamô, terá pratos de restaurantes locais, comidinhas e quitandas, além de uma exposição da cultura cafeeira da região.

A Serra do Caparaó é uma região de montanha e altitude, e concentra alguns dos maiores picos acessíveis do Brasil. Seu principal produto gastronômico é o café de terroir e microclima únicos, que conquistou o selo de denominação de origem em 2021 - e é o pano de fundo presente em quase toda a paisagem do local.

“Quando falamos em gastronomia de montanha pensamos em produtos e pratos consumidos em regiões montanhosas, pratos ricos em energia, aconchego (por conta do clima que é, geralmente, mais frio) e produtos específicos da região na qual a montanha está inserida”, conta Maria Clara Magalhães, chef, organizadora e curadora gastronômica do festival ao lado da também chef Carolina Fadel.

À frente da Matula Cozinha e com vasta experiência em participação de festivais - como consultoras pelo Sebrae Minas e como restaurante expositor - as chefs realizaram um trabalho de imersão na região, que incluiu pesquisa de campo (ingredientes, produtos, personagens), curadoria de cardápio e estabelecimentos, consultoria com os estabelecimentos convidados para o festival e organização do evento junto ao Prepara Gastronomia, projeto formativo para negócios de gastronomia do Sebrae-MG.

De acordo com Klaus Pettersen, da Ultra Trail Caparaó, e um dos organizadores do festival, o Gamô quer reunir atletas e cultuar a identidade da cultura da montanha. “A Serra do Caparaó é uma região de montanha e altitude, concentra alguns dos maiores picos acessíveis do Brasil. Seu principal produto gastronômico é seu café de terroir e microclima únicos, que conquistou o selo de denominação de origem em 2021 e é o pano de fundo presente em quase toda a paisagem do local”, disse.

Programação gastronômica

O evento contará com empreendimentos e produtores das 4 cidades do Caparaó Mineiro: Alto Caparaó, Caparaó, Espera Feliz e Alto Jequitibá. “A região, gastronomicamente falando, possui uma cultura cafeeira muito forte, também em quitandas e subprodutos do café (chocolates, licores, artesanatos). Muitos dos estabelecimentos (e da população) estão localizados na zona rural, por esta razão, também estão presentes muitos dos pratos típicos da comida mineira: carne de lata, tutu de feijão, angu, hortaliças refogadas etc”, conta Carolina Fadel.

As atrações serão divididas em: restaurantes locais com cardápios desenvolvidos com auxílio das chefs organizadoras do evento; exposição, venda e degustação de cafés de produtores regionais e premiados, para cultuar o café do Caparaó, que ganhou o selo de denominação de origem em 2019; mercearia com produtos e quitandas típicos da região; cozinhas show com as chefs organizadoras do evento e chefs da região ensinando pratos e promovendo degustações para o público.

A primeira edição do Gamô - Festival de Gastronomia de Montanha do Caparaó é realizada com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da Cemig.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!