Minas Gerais está marcando presença em Paris durante as Olimpíadas de 2024. Trata-se do projeto Minas Bar, realizado pela Plataforma Fartura e pelo Governo de Minas, que desde o início dos jogos Olímpicos está levando a turistas, atletas e outros visitantes a oportunidade de vivenciar experiências únicas e imersivas com a gastronomia mineira instalada na França.

Assinado pelo chef mineiro Henrique Gilberto, do Grupo Viela, o Minas Bar, montado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parc la Villete, na capital francesa, vem oferecendo uma experiência gastronômica memorável e afetiva a todos durante todo o período de realização das Olimpíadas. E já encantou a jovem skatista e medalhista olímpica Rayssa Leal, que visitou o local, experimentou o pão de queijo com pernil e ainda deu nota 10 ao prato. 

Até domingo, quem passar pelo espaço que representa Minas Gerais nas Olimpíadas poderá degustar e se encantar com iguarias, ingredientes e produtos típicos – como queijos de diferentes regiões, milho, porco, frango, mandioca e café, torresmo, pão de queijo, fubá cremoso, bomba de goiabada, entre tantos outros pratos. 

Da Cozinha Tupis, que fica no Mercado Novo, em Belo Horizonte, o chef levou para a capital francesa o petisco frango a Paçoquinha (tulipinha de frango lambuzada em molho apimentado e farelo de paçoquinha) e o torresmo com limão. “Temos também duas homenagens ao Comercial Sabiá, que fica dentro do Mercado Central, ao apresentarmos as nossas versões de pão de queijo com pernil e queijo e a broa de milho com queijo”, explica.


A ideia foi traduzir a essência mineira com a comida em amostras ricas de sabor. “Assim como fazemos na Cozinha Tupis, buscamos referências nos nossos clássicos da cidade”, afirma Henrique Gilberto. 

Seleção

Ele ainda conta que, desde a data da confirmação deste projeto, em julho, que reservou uma cozinha na capital francesa, alugou todos os equipamentos e também selecionou os fornecedores necessários para a lista de compras.

“Muitos produtos vieram do Brasil, claro, e também muita coisa compramos aqui”, diz o chef mineiro. “A parte mais legal de tudo foram os fornecedores brasileiros que quiseram nos apoiar nos fornecendo muita coisa para trazermos”, assinala.

O ponto turístico da França reúne torcedores, atletas, autoridades, imprensa e outros visitantes em um grande e verdadeiro hub turístico, pensado justamente para a promoção da cultura e da integração entre diversos países.

Ações além da gastronomia

Uma experiência imersiva também ficará à disposição do público visitante da área mineira na Casa Brasil. O Pedale por Minas, por exemplo, vai oferecer uma estrutura com telões de LED e uma bicicleta para que turistas, atletas e autoridades vivenciem a 'liberdade que só Minas tem'. As imagens de paisagens e pontos turísticos vão garantir um passeio por variadas regiões mineiras e seus atrativos, despertando a curiosidade pelo Destino Minas Gerais.


Já durante o período dos Jogos Paralímpicos, de 28/8 a 8/9, outro destaque será o espaço Communale Saint-Ouen, também na Casa Brasil. A proposta é garantir uma experiência imersiva adaptada aos visitantes, mostrando Minas como o destino inclusivo que é, acolhedor e que respeita a todos.


Para tanto, as estruturas vão funcionar com reprodução de sons e cheiros típicos das paisagens mineiras, sem limitar sentidos e possibilidades de se conectar com a mineiridade.

Ações em Minas


As ações em sintonia com os Jogos também estarão garantidas em Belo Horizonte. No Parque das Mangabeiras, por meio de parceria, será disponibilizado o Circuito Olímpico.

Além de transmitir ao vivo a cerimônia oficial de encerramento das Olimpíadas de Paris, o Circuito vai contar com espaços para prática de alguns esportes olímpicos, como voleibol, basquete, arco e flecha, entre outros. Destaque, ainda, para a realização de um festival gastronômico com representação de vários países.