O chocolate quente é aquela bebida clássica que abraça em dias frios. Uma boa caneca combina perfeitamente com o inverno, sendo uma escolha afetiva para muitas pessoas. Além de trazer uma sensação de satisfação e conforto, o chocolate quente pode ser servido de diferentes formas e com ingredientes que intensificam seu sabor e proporcionam uma experiência única e diferenciada.
Veja 3 locais em Belo Horizonte que você pode tomar deliciosos chocolates quentes para espantar o frio.
Copa Cozinha
Para o Copa Cozinha, um chocolate quente tem que ter chocolate de qualidade, além de um toque de carinho no preparo.
Com a chegada do frio, a demanda pelo chocolate quente dispara e a bebida vira a queridinha da estação - até mesmo a venda do café tem queda nesta época. A equipe do Copa Cozinha acredita que os clientes buscam por conforto de infância ao pedirem a bebida.
Os clientes podem optar pela versão mais cremosa ou mais amarga, com especiarias ou até mesmo com um toque de laranja, além da versão do chocolate preto e do chocolate branco.
A recomendação da casa é um chocolate quente que seja cremoso o suficiente para deixar bigode, leve o bastante para pedir bis e feito com chocolate de verdade.
Com a primeira unidade fundada em 2018, no Mercado Novo, a cafeteria tem todas as cozinhas comandadas pela chef Julia Gontijo.
Endereço: R. Paraíba, 858 - Savassi / Av. Olegário Maciel, 742. Lj 2171 - Centro /
Av. Francisco Sales, 199 - Floresta.
O Granulado
A doceria O Granulado nasceu em 2012, fundada por Joana Moura. A história começou na cozinha de casa, depois seguiu para um pequeno ateliê e cresceu pelas ruas de Belo Horizonte. Toda a curadoria e desenvolvimento dos produtos do local acontecem de forma colaborativa.
A equipe "O Granu", como é conhecida a confeitaria, acredita que o friozinho desperta o desejo por sabores mais reconfortantes. No estabelecimento, há um aumento considerável na procura não apenas pelo chocolate quente, mas por outros doces e bebidas do cardápio inverno.
Mesmo assim, O Granulate, chocolate quente autoral da casa, é o mais procurado no período. Ele é feito com "chocolate de verdade", tem textura cremosa e sabor intenso. A bebida é pensada para aquecer e marcar a memória, e vem se tornando um símbolo do inverno no local.
Para a equipe O Granulado, a base de um bom chocolate quente está na escolha dos ingredientes. Para ser verdadeiramente saboroso, ele precisa ser feito com chocolate de alta qualidade, ter equilíbrio entre dulçor e intensidade de sabor, além de apresentar uma textura cremosa e aconchegante.
Endereço: R. Orange, 67 - São Pedro
Café Bonjour
A cafeteria Café Bonjour, fundada em 2023 por Anderson Lopes, tem como opções no cardápio desde o chocolate quente tradicional, tipo europeu, até os mais elaborados, com uso de chocolate Kinder Bueno, por exemplo.
Porém, o chocolate quente tradicional segue sendo o mais vendido na cafeteria e a maioria dos clientes pede que ele esteja bem cremoso. A cozinha do local é comandada pela chef Maria Aparecida Fernandes.
Segundo a equipe do café, a estação influência bastante na venda do chocolate quente. Em épocas frias, a bebida tem uma saída 70% maior do que o habitual, perdendo somente para o café.
O cardápio traz muitas variações do tradicional chocolate quente: há opções com maior e menor porcentagem de cacau, e consequentemente maior diferença em cremosidade.
Para o Café Bonjour, um chocolate quente saboroso tem equilíbrio perfeito entre cremosidade, doçura e potência do cacau.
Endereço: R. Curitiba, 1800 - Lourdes.
* Estagiária sob supervisão do portal O TEMPO