Dia 24 de julho é comemorado o Dia Mundial da Tequila, oriunda da região de Jalisco, no México e produzida a partir da agave-azul, planta nativa do país, com uma história rica e fascinante.
Popular no México, a margarita foi eleita o 4ª drink mais consumido do mundo, de acordo com a "Drinks International" de 2023, publicação britânica especializada no mercado de bebidas. Trata-se de um clássico atemporal que combina tequila, suco de limão, licor de laranja e borda de sal.
Uma das versões mais contundentes sobre a origem da Margarita remonta à década de 1948, quando uma socialite famosa chamada Margaret James ofereceu uma festa na cidade mexicana de Acapulco regada à margaritas – que viria a ganhar esse nome somente depois de seu regresso ao aeroporto.
Para celebrar, a José Cuervo ensina a preparar uma clássica margarita; drink refrescante e com toque salgado ao mesmo tempo.
Margarita
• 60 mLde tequila (sugestão:1800 Blanco)
• 30 mL de cointreau
• 30 mL de suco de limão
Modo de preparo: Cruste* a taça martini com limão e sal. Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira com cubos de gelo. Bata vigorosamente e coe duplamente para uma taça previamente crustrada. Finalize com uma meia lua de limão tahiti na borda da taça.