Com quase 10 anos de casa no bairro Santa Tereza, região Leste de Belo Horizonte, o bar Protótipo anunciou uma novidade no menu, com a inclusão de almoço aos finais de semana e nos feriados, das 12h às 16h.

Os pratos foram desenvolvidos pelos chefs Léo Aleixo e Bruno Pires com o apoio de uma equipe de seis cozinheiros, e traz a proposta do menu com pratos mais fartos, todos com 550 a 600g e pensados para acompanhar as cervejas artesanais da casa.

Entre os destaques, a barriga de porco glaceada na rapadura e arroz cremoso de maçã verde. Outra novidade é o Denver Steak, famoso corte americano retirado da parte mais macia do acém. "Na nossa versão, ele é servido com risoto pomodoro defumado”, cita o empresário Lucas Zacharias, um dos sócios da casa.

Ainda, a costela de porco com canjiquinha, ora-pro-nóbis, muçarela de búfala e tomates confit, além de joelho suíno levemente defumado acompanhado de creme de duas batatas e farofinha de manjericão, são outras pedidas disponíveis para os clientes por preços a partir de R$ 60.

Opções tradicionais, como o Salmão Grelhado ao molho de maracujá e risoto de alho poró.

Novos hábitos

Lucas conta que a decisão de abrir a casa para almoço surgiu de uma demanda natural dos clientes, que volta e meia pediam para que o espaço – um imóvel agradável na rua Professor Galba Veloso, altura do número 206, com uma varanda ideal para uma tarde gostosa na companhia de amigos - passasse a funcionar durante o dia. “Observamos, também, uma mudança de comportamento das pessoas no pós-pandemia, que agora estão mais adeptas a encontros diurnos e descontraídos. Nesse sentido, abrir para almoço acabou sendo uma estratégia para abraçar esse público”. 

A casa passou por mudanças para esse novo momento, o que incluiu desde investimos em paisagismo, estruturação da cozinha - com a compra de equipamentos - à melhora no sistema de iluminação.

O Protótipo se tornou uma referência em cervejas artesanais no boêmio bairro de Santa Tereza, Zacharias afirma que essa essência não muda. “Contamos com nada mais nada menos que 18 torneiras [de chopes] e os nossos planos são audaciosos: a intenção é duplicar essa quantidade. Trabalhamos, atualmente, com 30 rótulos de produtores de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, porém a carta é dinâmica e muda diariamente", finaliza.

Protótipo 
Rua Professor Galba Veloso, 206 – Santa Tereza 
(31) 3566-0396