Entre os dias 1º e 3 de maio, o Parque do Palácio recebe a quinta edição do Festival de Gastronomia e Arte (Figa), que promete unir sabores ousados, música e intervenções artísticas ao ar livre, das 12h às 22h. O evento traz uma curadoria gastronômica e idealização assinada pelo chef Jorge Ferreira, do restaurante Olívia, que aposta em uma mistura de nomes consagrados e talentos emergentes da cozinha brasileira.
“Quando participei da primeira edição do festival, tinha acabado de abrir o restaurante Olívia. O Figa foi meu palco para apresentar meu trabalho, e agora é uma alegria poder ajudar outros chefs a fazer o mesmo. Hoje em dia, o projeto mescla novos talentos da cidade com nomes já consolidados da gastronomia nacional”, conta Jorge. “São poucas as operações de comida justamente para que o público possa interagir com os chefs e possa experimentar mais opções em cada um deles”, sugere.
Entre os destaques está o chef Carlos Bertolazzi, de São Paulo, conhecido por sua cozinha autoral. Ele leva ao festival pratos como a sofisticada coxinha de pato, feita com massa de batata e ragu ao vinho tinto, e o katsu sando, tradicional sanduíche japonês com lombo empanado. Outro representante da capital paulista é Cadu Evangelisti, do restaurante Broca, que aposta em ousadia com criações como o taco de rabo – recheado com rabada empanada, creme de milho e queijo canastra – e o irreverente espeto de língua, servido com salsa anticuchera.
Já o chef Raffaele Autorino mergulha nas raízes da gastronomia napolitana com receitas que valorizam ingredientes e técnica, como o gnocchi de mandioca com ragu de ossobuco e a clássica pizza margherita. Ele ainda apresenta o Não é Bobó, uma releitura criativa do prato baiano.
Representando a cena local, os chefs belo-horizontinos Daniel Tassi (Bar Padrin) e Pedro Rodrigues (Uaiê Sorvetes) também marcam presença. Tassi aposta em sabores fortes e fusões inusitadas, com pratos como a costelinha gochujang e o frango frito com maionese de missô. Já Pedro, especialista em sobremesas, promete encantar com doces autorais, como o sorvete de chocolate com bolo de cenoura e o sorvete de requeijão moreno com goiabada cremosa.
“Durante esses três dias, as pessoas vão ter a chance de conhecer quem são os talentos que estão fazendo um trabalho legal no horizonte e que merecem ser vistos pelo grande público”, explica Jorge Ferreira.
Programação Musical
Além da gastronomia, o FIGA oferece uma programação musical. Na quinta-feira (feriado), 1º de maio, quem sobe ao palco são as bandas Pêtra e Classic, trazendo repertório pop e indie, além do DJ Nezt, responsável por embalar o público com sets dançantes ao longo do dia.
Na sexta, 2 de maio, é a vez de Velvet Band, com muito rock e soul, seguida pela Banda Cash, que aposta em clássicos do pop-rock. O DJ Nezt também comanda as pick-ups nesta noite.
Encerrando a programação no sábado, 3 de maio, o clima será de festa com o jazz dançante da Happy Feat Jazz Band e os hits autorais e covers de sucesso da banda No Label. O DJ Nezt fecha o festival com sua seleção musical.
Festival de Gastronomia e Arte
Data: 1º, 2, 3 de maio de 2025
Horário: das 12 às 22h
Local:Parque do Palácio – Belo Horizonte (rua Prof. Djalma Guimarães, 157, Mangabeiras)
Ingressos: www.ingresse.com/figa-2025