Começa nesta quinta-feira (10) a sétima edição do festival gastronômico Igarapé Sabor - Mestras e seus Temperos. O evento, que tem como proposta a valorização da culinária mineira raiz, acontece até o próximo domingo (13) na Praça Miguel Henriques da Silva, no Centro do município que fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além das barracas, com pratos que celebram a tradição da comida feita em Minas, o festival contará com uma programação musical gratuita, com a apresentação de artistas locais.
O evento, que nasceu em 2017, é idealizado pela Associação das Mestras da Culinária de Igarapé (Asmeci), em parceria com a prefeitura da cidade. “O festival é uma forma de valorizar a culinária das mestras e todo o saber que elas carregam. É um patrimônio vivo da nossa cidade, que merece ser reconhecido e respeitado. Além disso, o evento movimenta Igarapé, atrai visitantes e fortalece a nossa economia local", afirma o prefeito de Igarapé, Arnaldo Chaves (PP).
São as mestras e os mestres da cidade que vão ocupar 18 das 24 barracas montadas na Praça Miguel Henriques da Silva, apresentando os pratos principais do Igarapé Sabor. Haverá, também, receitas preparadas por outros moradores do município, escolhidos em uma seletiva.
Coordenador técnico do festival, Rodrigo Marques revela que, neste ano, as mestras e mestres receberam uma missão: criar pratos diferentes daqueles apresentados nas outras edições do evento. “Mas mantendo a essência do resgate da culinária feita aqui”, ressalta. A ideia é que essas receitas tenham relação com as origens ou referências familiares dos responsáveis pelos preparos dos pratos.
Ele frisa que não há exigência de ingredientes obrigatórios. “A culinária é livre, só não pode ter produto industrializado”, explica Marques, destacando que outro pilar do Igarapé Sabor é o uso de ingredientes cultivados nos quintais de casa e o incentivo a produtores locais. “Tem gente que produz os próprios ingredientes em casa”, diz.
Outra novidade do festival neste ano são os drinks, também com temática na culinária mineira, “valorizando a cachaça e ingredientes locais”, cita o coordenador técnico. Cada uma das 18 mestras terá um drink exclusivo, com versões com e sem álcool.
“A expectativa para este ano está enorme! Estamos preparando tudo com muito carinho, com receitas tradicionais e novas surpresas. Cada barraca é um pedaço da nossa história, e queremos ver a praça cheia de famílias celebrando com a gente”, garante a presidente da Asmeci, Mônica Alves de Sousa.
O evento contará com oficinas ministradas pelos chefs Renato Lobato e Reinaldo Mendes, que vão ensinar o público a preparar pratos típicos da comida mineira. Além disso, um palco montado na Praça Miguel Henriques da Silva receberá apresentações de artistas locais nos quatro dias de festival. A expectativa, segundo Rodrigo Marques, é que a sétima edição do Igarapé Sabor receba 50 mil pessoas entre quinta-feira e domingo.
O festival Igarapé Sabor tem patrocínio master da Associação das Mineradoras da Serra Azul (Amisa). O evento também conta com o patrocínio do Grupo Sada.
Serviço
Igarapé Sabor - Mestras e seus Temperos
Quando. Quinta (10/7), das 18h às 23h30; sexta (11/7), das 15h às 23h30; sábado (12/7), das 8h às 23h30; e domingo (13/7), das 8h às 18h
Onde. Praça Miguel Henriques da Silva (Praça da Matriz), Igarapé
Acesso gratuito ao local
Confira a programação completa no perfil no Instagram @mestrasigarape