Um dos principais atrativos das festas juninas e julinas no Brasil são as comidas típicas, que conquistam multidões pelos sabores marcantes e pratos tradicionais. Mas, em meio a tanta tradição, sempre há espaço para novas receitas, e o sucesso da vez é uma sobremesa que faz a releitura da maçã do amor, doce famoso há anos nos arraiás. O morango do amor surge como uma nova opção para as confeiteiras, que garantem que estão faturando alto com a versão do doce. No Tiktok e em outras redes sociais, vídeos que ensinam a receita também viralizam e despertam alto interesse nos internautas.
A releitura não apenas substitui a maçã pelo morango, mas acrescenta ingredientes que são os queridinhos do momento. A fruta é coberta por chocolate ou doce de leite ninho, e é finalizada com a clássica calda vermelha de açúcar caramelizado. A sobremesa pode ser servida em espetinhos, copos decorados ou embalagens de plástico, e conquista adultos e crianças.
Receita pode ser feita com doce de leite ninho ou brigadeiro- Foto: Fred Magno- O TEMPO
Letícia Duque, confeiteira em Contagem, na grande BH, afirma que já tem o costume de fazer o doce há cinco anos, mas percebeu o aumento na popularidade este ano. “A procura triplicou. Vendo, em média, 15 a 20 morangos por dia, e faturamos mais porque a demanda é maior. A receita sempre foi um sucesso, mas esse ano está fora do comum”, afirma.
Letícia vende o doce a R$ 12,00 reais a unidade. Ela também explica que essa versão da receita é mais macia e menos grudenta que a maçã do amor. “Além de ter a junção perfeita do doce, a fruta e uma calda crocante, a maçã do amor muita gente carrega um trauma de que ela é dura ou gruda nos dentes. A frase que mais ouço das clientes é: ‘achei que a calda era dura demais, mas é crocante na medida certa’ e no final sempre acabam levando mais ", diz a confeiteira.
Roberta Nascimento, proprietária da RN Doces, já tinha o costume de fazer 'coxinha de morango', mas decidiu investir na receita do morango do amor pela primeira vez depois de muitos pedidos das clientes. A confeiteira afirma que o anúncio das vendas teve recorde de engajamento no Instagram:
“Foi surpreendente porque é algo que eu nunca imaginei fazer e nunca tinha ouvido falar mesmo trabalhando na confeitaria há 6 anos. E quando eu postei no Instagram que iria começar a fazer foi uma chuva de pedidos em menos de 1 hora de post. Tenho 50 morangos do amor pra fazer só de pedidos para esta sexta”, comemora Roberta que também vai vender o doce a R$12 a unidade e pretende continuar investindo na produção mesmo em outras épocas do ano.
Roberta Nascimento já fazia a coxinha de morango, mas vai se arriscar na receita de morango do amor pela 1ª vez- Foto: Arquivo Pessoal
As confeiteiras compartilharam a receita do doce com a reportagem, mas para quem deseja fazer em casa, existem recomendações principalmente com a temperatura da calda. “Usem EPI's - Equipamento de Proteção Individual- , e muito cuidado com a calda porque é perigoso demais. O segredo é não ter pressa, ter muita paciência, seguir a receita e treinar porque quase nunca dá certo de primeira. Muitas coisas podem dar errado, mas o principal é errar o ponto da calda”, explica Letícia Duque.
Veja a receita do doce:
Segundo a confeiteira Letícia Duque, a calda é o processo mais delicado da receita. / Foto: Fred Mango- O TEMPO
Para a massa :
- 1 lata de leite condensado
- 100g de creme de leite
- 1 colher de manteiga
- 100g de leite ninho .
Para a calda :
- 200g de açúcar refinado
- 100ml de água
- 5ml de vinagre de maçã
- Corante alimentício vermelho a gosto
Modo de fazer:
- Lave e seque bem os morangos. Seque um por um com papel toalha. Eles devem estar completamente secos.
- Para o brigadeiro de leite ninho, em uma panela, coloque o leite condensado, o creme de leite a manteiga e o leite Ninho.
- Mexa em fogo baixo até desgrudar do fundo da panela (ponto de brigadeiro enrolado).
- Transfira para um prato untado e deixe esfriar completamente.
- Envolva os morangos: Pegue uma porção do brigadeiro já frio, abra nas mãos como uma massinha e envolva um morango.
- Cubra totalmente o morango até a base do palito. Dica: unte as mãos com um pouquinho de margarina ou manteiga para facilitar.
- Prepare o caramelo: Em uma panela, misture o açúcar, e o vinagre.
- Mexa até dissolver o açúcar e leve ao fogo médio.
- Não mexa mais! Deixe ferver até formar uma calda em ponto de bala dura (cerca de 150 °C). Se não tiver termômetro, pingue um pouco da calda em água fria: ela deve endurecer rapidamente e fazer barulho ao bater na xícara.
- Adicione o corante: Misture rapidamente com cuidado.
- Banhe os morangos no caramelo:
- Gire o morango na calda até cobrir completamente.
- Deixe o excesso escorrer e aproveite.