A cerveja Sol, marca que está há duas décadas no mercado brasileiro, anunciou uma novidade baseada na mudança comportamental do consumidor brasileiro. A partir de outubro, a versão regular da bebida será sem glúten em todo o Brasil. Além disso, a Sol também terá a opção em lata para os mercados de Santa Catarina e do Paraná, uma escolha também baseada nos costumes de quem consome a cerveja.

A cerveja mexicana, que tem 126 anos de história, foca na diversificação do portfólio e no avanço da marca no Brasil. Vale lembrar que a Sol é a cerveja premium do grupo Heineken. As novidades, na prática, começaram no ano passado, quando a Sol apresentou sua versão 0.0, ou seja, zero álcool, sem glúten e com vitaminas B e D. De quebra, com apenas 51 calorias, a versão regular, de estilo lager, manterá como característica o frescor e o amargor de 15 IBU (Unidade Internacional de Amargor), ou seja, é uma cerveja leve e pouco amarga.

Leia mais: Conheça 15 bares e restaurantes de Belo Horizonte que oferecem rótulos artesanais

“Estar livre de glúten permite que a marca seja mais inclusiva, atendendo uma demanda por diversidade de opções no mercado. O mais importante é que a qualidade e o sabor permanecem”, disse o diretor de marketing de premium brands do Grupo Heineken, Renan Ciccone, que ressaltou a mudança comportamental do consumidor brasileiro. "Assim, é reforçado o posicionamento da Sol como uma cerveja moderna, leve e alinhada com os novos hábitos de consumo, sem renunciar à qualidade e ao sabor”, completou. 

Reações

Uma outra demanda vai ser atendida com essa mudança. De acordo com a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), cerca de 2 milhões de brasileiros sofrem com reações da proteína provinda de alimentos como o malte, uma das principais matérias primas da bebida. Com isso, a busca por cervejas sem glúten no país aumentou 20% nos últimos quatro anos. Celíaco é, exatamente, o indivíduo que tem intolerância ao glúten.

Rebranding 

Uma outra parte desse processo é uma nova identidade visual. As embalagens serão redesenhadas. Além disso, o líquido será reformulado para manter o sabor que já é característico da cerveja mesmo com a retirada do glúten. As mudanças serão realizadas nas cervejarias de Itu-SP, Igarassu-PE e Ponta Grossa-PR.