Cremoso

Arroz à piamontese: veja como fazer receita fácil com um delicioso toque mineiro

Chef do restaurante Paladino, em BH, Marcelo Haddad prepara uma versão do tradicional prato para fazer bonito no almoço ou jantar

Por Aline Gonçalves
Publicado em 18 de outubro de 2020 | 09:00
 
 
 
normal

Esta é daquelas receitas para fazer bonito no almoço ou jantar, mas sem trabalho. Para um arroz à piamontese bem cremoso não é preciso muito: basta creme de leite e queijo. Na receita tradicional, usa-se parmesão, mas nesta (veja passo a passo no vídeo abaixo), preparada pelo chef Marcelo Haddad, do restaurante Paladino, na Pampulha, em Belo Horizonte, ele cede lugar ao canastra, um dos queijos mais famosos de Minas Gerais. 

"Adaptamos a receita para O TEMPO e demos um toque mineiro com o nosso queijo canastra e com as ervas da nossa horta", comenta Haddad. "Sugiro comer com um medalhão de filé grelhado ou uma carne a sua escolha", completa.

Aqui, vale um parêntese: apesar de o nome, o arroz à piamontese é uma criação brasileira (e não do Piemonte, da Itália). Ele foi hit dos restaurantes até os anos 1990, quando o Brasil passou a ter facilidade em importar insumos. Até então, era essa a alternativa devido à falta de arroz arbóreo ou carnaroli no país - tipos mais indicados para o risoto, por suas propriedades.

Leia também: Canjiquinha com costelinha: aprenda receita bem mineira

Veja o vídeo com a receita completa:

 

Arroz à piamontese

Ingredientes:
400 g de arroz agulhinha
50 g de cebola picada em cubinhos (uma cebola pequena)
150 g de cogumelo paris fresco ou champignon 
2 dentes de alho
150 g de queijo canastra ralado
300 mL de creme de leite (pode ser de caixinha)
100 mL de vinho branco
20 mL de azeite
Salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Cozinhe o arroz da forma como preferir até ficar al dente. Reserve. Em uma panela média, coloque o azeite e doure a cebola e o dente de alho amassado até murcharem e pegarem uma leve cor. Acrescente os cogumelos e salteie por 3 a 4 minutos. Retire o alho e acrescente o vinho branco. Deixe reduzir e evaporar o álcool e, depois, adicione o creme de leite.  Acerte o tempero (sal e pimenta-do-reino). Deixe levantar fervura e acrescente o arroz já cozido. Mexa até reduzir um pouco o líquido. Adicione queijo canastra e mexa até ficar cremoso. Finalize com salsinha a gosto. Sirva com um medalhão de filé grelhado ou uma carne à sua escolha.


O jornal O TEMPO publica semanalmente a série Como Fazer, com receitas deliciosas e fáceis. Você pode acompanhar no nosso portal, no canal no Youtube e no perfil no Instagram.

Clique aqui e veja mais receitas

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!