REGIONAL

Conheça o Mate Mate, a versão de Xeque-Mate produzida em Teófilo Otoni (MG)

Bebida vendida na cervejaria Don Juarez é feita com refrigerante Mate Cola, criado em 1949 no município do Vale do Mucuri

Por Lorena K. Martins / Enviada especial a Teófilo Otoni*
Publicado em 27 de janeiro de 2024 | 15:23
 
 
 
normal

Basta uma rápida volta por Belo Horizonte, em Minas Gerais, para perceber que é quase inevitável não ter contato com uma das bebidas mais populares da capital mineira desde 2015: o Xeque Mate, feito com mate, xarope de guaraná, limão e rum artesanal. 

Não demorou muito para que conquistasse também novos destinos, mais precisamente, a cidade de Teófilo Otoni, que fica no Vale do Mucuri, região Nordeste de Minas Gerais. Por lá, o Xeque Mate serviu de inspiração para Matheus Matos Pena, de 37anos , sócio da cervejaria Don Ruarez, um dos estabelecimentos que integram o Guia Gastronômico lançado pelo Sebrae Minas, que integram receitas que valorizam a história e os ingredientes locais.

Por lá, a versão batizada de Mate Mate é feita com rum ouro, chá mate, suco de limão e um toque regional: Mate Cola, refrigerante típico da cidade de Teófilo Otoni. O teor alcólico da bebida é de 12%.

"Misturamos os ingredientes e gaiseficamos. Na hora de servir, colocamos um shot de limão no fundo do copo, pedras de gelo e a bebida já pronta", conta Matheus Matos Pena que vende, só no estabelecimento, 60 litros de Mate Mate por mês. Ainda há planos de engarrafar a bebida criada pela cervejaria Don Ruarez, mas, por enquanto, ela está disponível somente na cidade do Vale do Mucuri. 

O refrigerante Mate Cola foi criado em 1949, no município de Teófilo Otoni e é feito a partir da mistura de folhas de erva mate, cola e chapéu de couro. 

*A repórter viajou a convite do Sebrae Minas

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!