No Dia dos Pais, celebrado no Brasil desde a década de 1950, o churrasco é definitivamente o evento mais tradicional. Não por outro motivo, a ferramenta de monitoramento de tendências do buscador Google relaciona os dois termos. E há boas opções em Belo Horizonte para quem deseja manter essa tradição. Pensando nisso, a reportagem de O TEMPO listou 16 rodízios de carne a partir de R$ 59,90, para quem quer celebrar fora de casa, e ouviu 8 dicas de um mestre churrasqueiro, para quem prefere uma comemoração mais caseira.

Mas há também quem queira inovar e, quem sabe, sair do óbvio surpreendendo seus pais. Pensando nessas pessoas, relacionamos cinco novas casas em BH (todas elas abertas há menos de um ano) que oferecem opções de café da manhã ou brunch que podem ser uma boa opção para um programa em família. Em tempo: alguns dos estabelecimentos relacionados não abrem no domingo, mas continuam sendo uma alternativa para os que preferem evitar as datas celebrativas, naturalmente mais movimentadas, optando por comemorações mais calmas e menos disputadas nos dias subsequentes.

Veja o roteiro preparado pela reportagem:

Casa Alvorada. Casa de cafés e cachaças especiais com foco na cultura mineira, familiar de interior, o espaço foi aberto em março deste ano e é fruto da união de dois sucessos do Mercado Novo: a cachaçaria Lamparina – fundada por Guilherme e Thales e tem como missão promover a cachaça artesanal mineira, levando-a além das fronteiras – e o café Jetiboca – idealizado pelos irmãos Fábio e Rafael Quick, e pelo pai Bruno Quick, e surgiu como uma maneira de perpetuar as atividades da Fazenda Cafeeira Rochedo Lourenço, oferecendo uma variedade de cafés especiais. A Casa Alvorada, portanto, busca unir essas duas paixões mineiras, oferecendo uma experiência gastronômica e cultural única. No local os participantes irão aprender sobre os segredos da torrefação, processo fundamental para a produção de um café de alta qualidade.
Onde. Avenida do Contorno, 3.415, Santa Efigênia
Quando. Quinta, de 9h às 1h; sexta, de 9h às 0h; sábado, 9h às 1h; domingo, de 9h às 21h

Fofo de Belas. O nome curioso faz referência a um tradiconal doce europeus semelhante ao "bem-casado", que pode ser recheado com pistache, doce de leite ou creme de baunilha. Funcionando desde dezembro de 2022, a loja também serve brunch e costuma ter filas de espera aos fins de semana. Alguns dos destaques do cardápio são o croissant na chapa com requeijão de barra, o pão do dia com cogumelos frescos salteados e o clássico ovos beneditinos. A carta de bebidas inclui desde vinhos até cappuccino, enquanto as sobremesas incluem cookies, tortas e tartaletes.
Onde. Rua Marília de Dirceu, 48, Lourdes
Quando. Segunda a sábado, 8h às 20h; domingo, de 8h às 19h

Mama Café. A Galeria de Arte Mama Cadela, estabelecida em Belo Horizonte desde 2004, expandiu suas atividades com a inauguração do Mama Café há cerca de um mês. Localizado no bairro Santa Tereza, o Mama Café, que oferece opções gastronômicas como cafés da manhã, brunchs e drinks, proporcionando um ambiente acolhedor para os visitantes desfrutarem de refeições enquanto exploram exposições. O menu, elaborado pela chef Nanda Andrade, destaca produtos locais e da agricultura familiar, oferecendo uma variedade de pratos desde pão de queijo recheado até tostadas elaboradas, bolos caseiros e sobremesas clássicas, incluindo opções veganas e vegetarianas. O café também oferece bebidas como mimosa, gin tônica e cervejas, apresentando produtos da agricultura familiar do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de produtores locais.
Onde. Na Galeria Mama Cadela (rua Pouso Alegre, 2048, bairro Santa Tereza)
Quando. Sábados e domingos, das 9h30 às 15h00

Grumo Café. Localizado em uma casa tombada pela Prefeitura de Belo Horizonte, construída em 1935 e que já abrigou o escritório regional do Ministério da Cultura, o lugar, aberto em janeiro deste ano, tem como proposta uma cozinha engajada na alimentação saudável, sem produtos ultraprocessados. A acessibilidade é outro foco, com rampa para cadeirantes e abafadores de ruído para neurodivergentes. O pão de queijo é o carro-chefe, que pode vir sem acompanhamento ou recheado, como no caso da opção com vinagrete, pimentão e cebola temperados com azeite e tomilho. Há também itens vegetarianos e veganos no cardápio. Entre as sobremesas, destaque para a Barucaxi, barrinha de chocolate 100% cacau com farinha de baru e abacaxi caramelizado no óleo de coco. Café coado, expresso e carioca, além de cafés com leite e sucos, compõem as bebidas oferecidas.
Onde. Rua Rio Grande do Sul, 940, Santo Agostinho
Quando. De terça a sexta, das 10h às 18h; sábado, das 9h às 14h

Casa Belloni. Aberto no final de 2022, o novo e charmoso espaço cultural e gastronômico fica instalado em um casarão neoclássico datado de 1940, tombado pelo patrimônio histórico. Localizado no centro da capital mineira, o estabelecimento oferece um ambiente charmoso, composto por bistrô, café, espaço para eventos e galeria. Além de cafés e chás, o local disponibiliza opções de almoço e refeições leves. A cozinha é comandada pela talentosa dupla Washington e Camilo. Entre os sucessos da casa estão o filet mignon com batatas ao murro e molho de geleia de jaboticaba. O café Casa Belloni também merece atenção.
Onde. Av. João Pinheiro, 287, centro
Quando. De segunda a sexta, das 11h às 19h; sábado, das 10h às 15h