Experiência

Mixologista de Brumadinho, MG, cria menu só de drinks para comer e beber

Marcela Azevedo é uma das 109 mulheres do catálogo Céu de Montanhas, que reúne vivências turísticas no município

Por Lorena K. Martins
Publicado em 08 de março de 2024 | 11:19
 
 
 
normal

Há quem resuma que Brumadinho é um município perto de Belo Horizonte que abriga o Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo. Mas não só. Apesar de ficar marcada pela tragédia de 2019, pelo rompimento da barragem Mina de Córrego do Feijão, a cidade que possui extensão territorial 639 km² tem se reinventado com experiências para atrair turistas e fomentar a cultura e a economia local por meio de agentes, como a mixologista Marcela Azevedo. 

Ela é uma das 109 mulheres do catálogo Céu de Montanhas, projeto desenvolvido pela Vale em 2022 que reúne vivências turísticas no município. A iniciativa conta com curadoria do designer mineiro Ronaldo Fraga e da especialista em turismo de experiência Miriam Rocha. 

Historiadora por formação e mixologista por paixão, Marcela Azevedo combina ingredientes sazonais cuidadosamente selecionados do seu próprio quintal com produtos de parceiros locais que produzem com a mesma dedicação, como mexerica, limão capeta, taboa e jabuticaba. Em sua própria casa, que fica na Encosta da Serra da Moeda, ela oferece uma experiência para pequenos grupos de duas até 10 pessoas. O menu é dividido em oito tempos com couvert, entradas, pratos principais e sobremesas, mas feito de uma maneira um pouco convencional: todos os pratos são servidos em formato de drinks moleculares, para beber e comer, a base de cachaça artesanal também produzida por ela. Ao todo, a experiência forma uma refeição completamente inusitada e agradável ao paladar, evoluindo ao longo do menu.

Inclusive, o cardápio sempre muda de acordo com a sazonalidade dos ingredientes, mas sempre criando sugestões para “combater o preconceito dos brasileiros em relação à cachaça”, disse Marcela. O almoço ou jantar propõe que os convidados assistam à preparação dos pratos, enquanto experimentam “drinks de comer”. 

Da cerâmica à gastronomia, passando pelo bordado, pelas tradições quilombolas, pelas práticas de saúde e bem-estar, as experiências do Céu de Montanhas são 80% comandadas por mulheres em Brumadinho. As vivências podem ser podem ser acessadas e reservadas no site oficial do projeto (ceudemontanhas.com.br).
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!