121 participantes

Reta final: Comida di Buteco 2024 encerra no dia 5 de maio em BH

Concurso que elege o melhor buteco da capital mineira entra na últimsemana com grande movimento; pratos custam R$ 35

Por O TEMPO GASTRONOMIA
Publicado em 28 de abril de 2024 | 11:57
 
 
 
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 A 24ª edição do Comida di Buteco BH, que reúne 121 participantes – um recorde – em Belo Horizonte, se encerra no dia 5 de maio. Atraindo grande público, os butecos participantes são avaliados por seu petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. E, desta vez, participam estabelecimentos de todas as nove regionais da capital mineira.

Neste ano, o tema é livre (ou seja, não há ingredientes especiais obrigatórios para a criação de receitas) e o lema do concurso é “Somos todos Buteco”. O preço do petisco é R$ 35 em todos os bares participantes. E todo cliente que prova o prato participante pode votar para eleger o seu melhor buteco. Pela regra do concurso, público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

O Concurso, que é realizado em 27 circuitos e em todas as regiões do país, começou em Belo Horizonte e vem formando uma comunidade botequeira que valoriza a gastronomia raiz e o bar familiar. Realizado sempre em abril, o Comida di Buteco criou uma tradição de celebrar a cultura botequeira no mês, como afirma a cofundadora e diretora do concurso, Maria Eulália Araújo: “Abril é o mês especial para celebrar a cultura do buteco, assim como é fevereiro para o Carnaval”.

Edição passada

Em 2023, o Comida di Buteco mostrou sua força para impactar socioeconomicamente o país, com mais de 10 mil empregos gerados no período e mais de R$300 milhões de impacto na cadeia produtiva do ecossistema Comida di Buteco, além de registrar 150 mil turistas votantes no concurso:” Para além da comida, o buteco é um lugar muito democrático. Assim como há pessoas que vão para exterior para conhecer a gastronomia raiz daqueles locais, queremos que o público enxergue nos butecos um lugar de referências culinárias”, completa Eulália.

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