Endosso

Eleições em BH: Kalil recebe apoio de ex-reitores da UFMG para reeleição

Acadêmicos elogiaram o atual prefeito por ele ter, na visão deles, seguido a ciência na condução da resposta à pandemia do coronavírus

Por Pedro Augusto Figueiredo
Publicado em 28 de outubro de 2020 | 16:30
 
 
 
normal

O atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), recebeu o apoio de ex-reitores e de professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) à sua reeleição.

Nesta quarta-feira (28), os ex-reitores Francisco de Sá Barreto, Ronaldo Pena e Clélio Campolina entregaram pessoalmente à Kalil um manifesto de apoio, que também foi assinado por outros docentes da universidade. A ex-reitora Ana Lúcia Gazzola participou por meio de uma videochamada. 

Em linhas gerais, os acadêmicos disseram que Kalil seguiu a ciência e adotou medidas corretas no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, o que resultou no que classificaram como bons resultados de Belo Horizonte quando comparado com outras cidades.

Já Kalil disse que a homenagem de “mentes brilhantes” é algo que tem muito valor para ele. Questionado sobre suas propostas para a de educação, com foco em cursos profissionalizantes e estímulo à formação continuada, ele não entrou em detalhes, mas disse que em um eventual segundo mandato vai repetir o que já fez até agora.

“Nós fizemos isso durante todo o mandato. Eu não pretendo fazer grandes mudanças até porque eu acho que esse nervo ideológico sobre as universidades está passando porque dentro dessa pandemia todo mundo viu a necessidade de universidades, de estudos e de coisas importantes”, disse.

De acordo com Kalil, a Prefeitura de Belo Horizonte não está preparando nenhuma medida especial para flexibilizar mais o comércio visando o Natal, por exemplo. Segundo ele, as decisões serão tomadas com base na taxa de transmissão do novo coronavírus, na ocupação dos leitos de enfermaria e também de UTI.

“Nós estamos preparados para ficar de olho nos três números que coordenam a Prefeitura de Belo Horizonte. Não há nada de novo preparado até porque o que está acontecendo em Manaus e Pernambuco tá assustando todo Brasil.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!