RMBH

Em Nova Lima, capacitação e segurança para apoiar o turismo

Candidatos propõem aprimoramento da estrutura, cuidado com o saneamento básico e até a implantação de uma teleférico na cidade para agradar visitantes

Por Bruno Menezes
Publicado em 20 de outubro de 2020 | 06:00
 
 
 
normal

O impulsionamento do turismo em Nova Lima e seus distritos, na região metropolitana, é uma das metas dos candidatos à prefeitura da cidade. O distrito de São Sebastião das Águas Claras, conhecido como Macacos, mesmo antes da chegada da Covid-19 vivia uma crise com a falta de visitantes. Em 2019, a elevação do nível de risco da barragem B3/B4 espantou os turistas e desde então o desafio tem sido mostrar que visitar a região é seguro.

O ex-prefeito Carlinhos Rodrigues (PDT) culpa as últimas gestões por não terem, segundo ele, conseguido explorar o potencial turístico da região. “A gente fez um plano de turismo, começamos a executar, incentivando a gastronomia local, a área cultural. A gente deve incentivar as manifestações locais, como a gastronomia. Em Macacos, a gente tem a pousadas, é um point de hospedagem, trilha, pessoas que vão passear”, explica.

Carlinhos defende uma melhor estruturação de acesso a Macacos e o tratamento dos cursos d’água para incentivar. “A primeira coisa para você querer ter um turismo ecológico é tratar os cursos d’água. Nova Lima tem capacidade e arrecadação para ter 100% de saneamento básico”, pontua.

Mão de obra

O atual vice-prefeito, João Marcelo Dieguez (Cidadania), defende a capacitação da mão de obra. “Nossa principal bandeira é a criação da Escola do Turismo e Gastronomia. É um espaço de parcerias como o Senac e o Sebrae para preparar a mão de obra da nossa cidade, para que o turismo volte a ser atrativo. Isso também é para formar empreendedores e formar profissionais como guias turísticos, garçons”, afirma.

Sobre o desafio de trazer segurança para Macacos, o político explica que já está sendo desenvolvido um aplicativo junto a um grupo de geólogos e engenheiros que traz informações em tempo real sobre as barragens. “Ele permite que o morador e o turista saibam a situação das barragens nas proximidades, se está na mancha de inundação ou não. Em qualquer incidente, esse aplicativo orienta as rotas de fuga mais próximas”, declara.

Verba

O vereador Wesley de Jesus (DEM) defende a criação de uma fundação em parceria com o setor privado para direcionar recursos para o turismo. “É uma fundação publica-privada. É como funciona a Belotur em Belo Horizonte. Um fundo no qual o setor privado também consegue aportar recursos para o desenvolvimento de uma política voltada para o turismo junto com o setor público”.

A partir do convênio com empresas, o candidato quer instalar um teleférico na cidade. “É um projeto pré-desenhado. Tanto é possível que parte da mineração sempre transportou as pedras para beneficiamento via teleférico. Se conseguirmos fazer, vamos criar algo novo, que salta aos olhos da região metropolitana e que podemos atrair turistas”, conclui.

O Soldado Flávio de Almeida (PT) defende uma parceria com empresas para alavancar o turismo, principalmente em Macacos. “Vamos elaborar um projeto para que Nova Lima seja reconhecida como uma cidade histórica e turística. Precisamos chamar as mineradoras e colocá-las no lugar delas, e juntos, mineradoras, população e governo, nos mobilizar para que as pessoas se sintam seguras novamente em Macacos”, explica.

Ele também quer focar o ecoturismo e a revitalização de monumentos históricos.

Guia

O advogado Dr. Juarez (Solidariedade) aposta na criação do Centro de Informações Turísticas. “Em Gramado (RS), o centro reúne todas as informações da cidade. Gastronomia, festividades, pontos turísticos. Isso é fundamental”, diz.

Ele também defende a criação de um calendário com eventos que atraiam visitantes e que taxistas e motoristas de aplicativos sejam propagadores de informações sobre a cidade.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!