Pesquisa

Vittorio amplia vantagem em Betim e pode vencer no 1º turno, diz DataTempo/CP2

Prefeito tem hoje 60,6% dos votos totais e pode chegar a 74% dos válidos

Publicado em 06 de novembro de 2020 | 06:00

 
 
Prefeito de Betim, Vittorio Medioli Prefeito de Betim, Vittorio Medioli Foto: Fred Magno / O Tempo
normal

A mais nova pesquisa DataTempo/CP2 contratada pela Sempre Editora para medir o cenário na disputa pela Prefeitura de Betim mostra que o atual prefeito e candidato à reeleição, Vittorio Medioli (PSD), ampliou a vantagem sobre os demais concorrentes e, se eleição ocorresse hoje, venceria ainda no primeiro turno. Ele cresceu em relação ao levantamento anterior, publicado no dia 21 de outubro, enquanto a segunda colocada, a candidata do PT, Maria do Carmo, oscilou para baixo. 

A nova pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 29 de outubro, com 2.112 eleitores da cidade. De acordo com os números da pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Vittorio Medioli passou de 57,5% no levantamento anterior para 60,6% agora. Excluindo-se os votos brancos e nulos e os eleitores que não souberam e não responderam, projeta-se que o candidato do PSD possa ter 74% dos votos válidos no município.

Enquanto isso, Maria do Carmo foi de 14,7% para 13,5% no levantamento, mantendo a segunda posição. Os demais candidatos estão todos tecnicamente empatados, considerando-se a margem de erro de 2,13 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Numericamente, quem aparece em terceiro é Dr. Vinícius Braga (Rede), que foi de 3,7% para 3,6%. Atrás dele está Junio Araújo, do Solidariedade, que manteve a citação por parte de 1,6% dos eleitores da cidade. Já Dr. Xaropinho (MDB) oscilou de 1% para 0,9%.

A candidata do PSOL, Gabriela Clemente, passou de 0,7% para 0,8%, enquanto Fernando Mendonça, do PRTB, foi de 0,6% para 0,4%. Por fim, Zulu, do PCB, passou de 0,4% para 0,2%. 

Os eleitores que apontam que pretendem votar em branco ou nulo, ou que não vão escolher nenhum candidato, são 9,1% (eram 10,6%). Os que não souberam ou não responderam passaram de 9,2% para 9,3%.

Espontânea

O DataTempo/CP2 também mediu o desempenho na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados para o eleitor. No caso de Vittorio Medioli, são 53,7% os eleitores que o citaram. No levantamento anterior, eram 48,9%.

Já Maria do Carmo foi a escolhida por 5,9% dos eleitores, contra 4,9% da pesquisa do último dia 21. Junio Araújo foi citado por 1,2% dos eleitores (na anterior eram 0,9%). Já Dr. Vinícius Braga (Rede) foi apontado por 0,9%, mesmo índice do levantamento anterior. Dr. Xaropinho passou de 0,2% para 0,1%, e Gabriela Clemente manteve o índice de 0,1%.

Cerca de 1,5% dos eleitores de Betim ainda citaram nomes que estão fora da disputa, e 0,1% citaram pessoas não identificadas. Os que disseram que não vão votar em ninguém e os que pretendem votar em branco ou nulo são 10,8%. Os que não souberam ou não responderam são 25,5%. 

Rejeição

O DataTempo também mediu a rejeição. Maria do Carmo (PT) lidera com folga esse ranking. Ela é rejeitada por 22% dos eleitores de Betim. Os demais candidatos estão todos empatados na margem de erro da pesquisa. São eles: Vittorio Medioli (4,8%), Dr. Xaropinho (4,7%), Zulu (2,8%), Gabriela Clemente (1,6%), Fernando Mendonça (1,5%), Dr. Vinícius (1,1%), Junio Araújo (1,1%). São 10% os que rejeitam todos, 11,7% os que poderiam votar em todos e 12,9% os que não sabem ou não responderam.

Maioria dos eleitores não quer mudar mais de voto

A maioria dos eleitores de Betim já decidiu seu voto na corrida eleitoral deste ano e não pretende mais mudar a escolha para comandar a cidade. É o que apontam os números do levantamento do DataTempo/CP2 no município da Grande BH. 

De acordo com o resultado, para 58,2%, a resposta dada na pesquisa já é uma decisão definitiva, que não mudará de jeito nenhum. Além disso, há um percentual de 13,2% dos eleitores que apontam que sua decisão é firme, embora ainda possa mudar no decorrer da campanha.

O instituto mediu ainda que, para 9,8% dos betinenses, a escolha atual é apenas uma preferência inicial, que durante a campanha poderá mudar. Os que dizem que ainda não decidiram o voto são 18%. Além disso, 0,8% dos entrevistados não souberam ou não responderam. 

A pesquisa

A pesquisa DataTempo/CP2 foi contratada pela Sempre Editora e realizada com 2.112 eleitores de Betim, entre os dias 25 e 29 de outubro. A margem de erro é de 2,13 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do estudo é de 95%. O registro no TRE-MG é o MG-07567/2020. Os percentuais podem divergir de 100% em razão de arredondamentos estatísticos.