Mundo animal

Cientistas desvendam olhar ‘pidão’ de cães

Pesquisadores acreditam ter entendido como os cachorros fazem para enternecer as pessoas e ganhar seu afeto


Publicado em 18 de junho de 2019 | 20:07
 
 
 
normal

Cientistas acreditam ter entendido como os cachorros fazem para enternecer as pessoas e ganhar seu afeto: dois músculos situados em volta dos olhos os ajudam a ter um olhar triste, uma técnica dominada pelos bebês humanos. Os pesquisadores explicam que dissecaram cadáveres de cães domésticos e lobos selvagens, em um artigo publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” (“Pnas”). 

Os autores comprovaram que os cachorros tinham esses dois músculos formados em volta dos olhos, diferentemente dos lobos. Ambos os animais separaram seus caminhos evolutivos há cerca de 33 mil anos.

Em outra parte da pesquisa, os cientistas filmaram interações de dois minutos entre cachorros e um humano que não conheciam e, depois, entre lobos e uma pessoa. Somente os cães conseguiram mover o contorno dos olhos com intensidade ao olhar para os humanos.

“Isso os ajudou a aumentar os olhos, como os bebês fazem”, explica à AFP Anne Burrows, professora da Universidade Duquesne de Pittsburgh e coautora do estudo. “Isso provoca uma reação de proteção nas pessoas”, diz. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!