compras de Natal

Comércio on-line fatura ao menos R$ 179 milhões com a Black Friday

No ano passado, a data movimentou R$ 770 milhões em vendas pela internet, o que representou 19% das vendas de toda a temporada natalina


Publicado em 28 de novembro de 2014 | 14:06
 
 
 
normal

As lojas on-line faturaram ao menos R$ 179,2 milhões em 13 horas durante a Black Friday, festival de descontos realizado pelo comércio desde a noite desta quinta-feira (27). A estimativa é da empresa de prevenção a fraudes ClearSale --como cerca de 80% das transações no Brasil passam pelo sistema da companhia, ela consegue indicar o volume de vendas.

De acordo com o levantamento, entre 20h da última quinta e 9h desta sexta, houve ao menos 390,7 mil pedidos, com um valor médio de R$ 459 cada um.

Essa é a quinta edição brasileira do evento, que é bastante tradicional nos Estados Unidos. Por aqui, a data é mais forte no comércio virtual, já que a iniciativa de importar o evento foi desse setor.

No ano passado, a data movimentou R$ 770 milhões em vendas pela internet, o que representou 19% das vendas de toda a temporada natalina, entre 15 de novembro e 24 de dezembro, segundo medição da consultoria E-bit. A expectativa é que neste ano o valor chegue a R$ 1,2 bilhão.

A previsão é que, assim como aconteceu em 2013, a Black Friday se torne uma espécie de Natal antecipado para o comércio eletrônico, sendo a última oportunidade do ano para faturar fortemente.
No ano passado, as vendas caíram 18% em dezembro, na comparação com o mesmo mês de 2012, chegando a R$ 2,4 bilhões, algo atípico para um mercado acostumado a crescer a taxas de mais de 20% na comparação anual.

Ao fazer compras, o cliente deve estar atento à idoneidade da loja. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico concedeu a 412 e-commerces o selo Black Friday Legal, que atesta que a empresa se compromete com boas práticas como não maquiar descontos. Outros 322 portais estavam com a autorização pendente por motivos como, por exemplo, não mostrar na página inicial dados como CNPJ e telefone de contato.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!