Além do like

Blogueiras empreendem e criam seus produtos

Além de inspirar o consumo pelas redes sociais, influenciadoras transformam sua credibilidade em linhas próprias ou licenciadas de maquiagem


Publicado em 14 de julho de 2019 | 03:00
 
 
 
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Por trás das selfies com milhares de curtidas, existem mulheres como eu e você que compartilham os mesmos dilemas, como a falta de produtos de beleza mais democráticos ou daqueles que atendam às nossas exigências. Atentas a essa demanda, as blogueiras extrapolaram a função de apenas influenciar nas redes sociais e têm usado suas experiências para desenvolver produtos e colocá-los à disposição na prateleira mais próxima.

Em agosto, será a vez de Mari Maria, com mais de 10 milhões de seguidores no Instagram. A influenciadora vai lançar a sua linha completa de maquiagem composta por 23 itens, como base, paleta de sombras e gel para sobrancelhas. “Procuro trazer ao mercado produtos de que eu sinto falta”, disse ela, que consultou os seus seguidores para entender o que era preciso ser lançado.

Mas claro que, antes de empreender fora do ambiente virtual, Mari Maria também era consumidora do trabalho de outras influenciadoras da beleza que, assim como ela, investem em novos negócios com linhas licenciadas. 

“A internet é uma ferramenta rápida e eficaz para apresentar ao público os produtos. Hoje, vemos grandes marcas migrarem para essa ferramenta, tendo em vista que a chance de entregar o seu conteúdo para o consumidor final é mais certa”, disse ela.

Quem compartilha da mesma ideia é Bruna Tavares. Visionária, a blogueira e jornalista criou, em 2009, o Pausa para Feminices e foi uma das pioneiras em empreender. Tanto que, atualmente, é uma das influenciadoras de beleza com maior coleção de make assinada do país. O primeiro batom – seu carro-chefe – é de 2011. 

“Eu vejo que influenciei esse movimento, pois deu certo pra mim, e me sinto honrada de ser uma espécie de consultora para outras blogueiras que querem criar e desenvolver suas próprias linhas. É algo que está intrínseco no meu trabalho, muito antes de ser uma tendência”, acredita ela, que hoje cria produtos livres de parabenos e enriquecidos com vitamina E pela TB Make – primeira empresa de cosméticos do Brasil a desenvolver coleções exclusivas com blogueiras.

Além do make

Além das maquiagens, há outro setor explorado pelas influenciadoras, que é o skincare, ou seja, produtos focados em oferecer tratamentos para a rotina de cuidados para a pele. Neste ano, foi a vez da mineira Lu Ferreira, nome por trás do blog Chata de Galocha, criar sua linha especial de máscaras faciais. “Acho que o fato de gostar tanto de produtos de beleza vem do prazer em ter pequenas pausas na correria, momentos em que me concentro em mim mesma e me permito me cuidar”, disse.

Marina Smit, do blog 2Beauty, uma das pioneiras na blogosfera, também aposta no segmento e desenvolveu, em 2013, cosméticos em parceria com a sua mãe, que é farmacêutica. Hoje, seus produtos, comercializados pela Sephora, são usados por milhares de fãs no país inteiro.

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