Conceito

Design autoral made in MG: joalheiros criam peças cheias de personalidade

Os nomes do designers que listamos, a seguir, são responsáveis por levar valores que vão além do uso do material nobres, como prata, ouro e pedras preciosas


Publicado em 17 de janeiro de 2021 | 07:00
 
 
 
normal

O que te faz escolher uma joia especial para chamar de sua? Algo que traduz elegância, um design sofisticado e autoral ou a capacidade de mesclar materiais nobres e peças preciosas? Os nomes do design com DNA mineiro que listamos, a seguir, são responsáveis por levar, com muita personalidade, valores que vão além do uso do material nobres, como o ouro e a prata, e participam de todos os detalhes do processo criativo, do desenho à produção. 

Clara Lau
Formada pela Uemg, Clara Lau fundou sua marca homônima em 2018 e preza por peças contemporâneas com inspiração principalmente na natureza na força feminina. As joias são produzidas à mão em prata e ouro, e a produção foca também alianças e outras peças personalizáveis. “Busco trazer a joalheria pro cotidiano, repensar a ideia que joia só pode ser usada em ocasiões raras e específicas”, disse. As peças estão à venda pelo site www.claralau.com.br e na loja Coolringa, no Mercado Novo (BH). 

Mayara Leão
Para Mayara Leão, alagoana radicada em BH desde 2008, a joia vai muito além daquilo que reluz ou brilha. “Precioso é o que nos toca e nos abraça”, acredita a designer, que cria peças em uma técnica desenvolvida manualmente mesclando papel e resina como matérias-primas. O resultado são joias repletas de estampas, cores, texturas e formas. Uma de suas coleções, batizada de “Projeto Palavra”, convida o cliente a ser coautor da peça. “Ele pode encomendar a palavra que carrega consigo”, conta. Venda pelo site www.mayaraleao.com.br.

Elisa Cordeiro
Mulheres e homens que valorizam o trabalho feito à mão a partir de materiais naturais são o alvo da designer e arquiteta Elisa Cordeiro, que lançou neste ano a sua primeira coleção, batizada de “Tempo”. “É a soma do traço arquitetônico, a paixão pelo torno da marcenaria, o valor das técnicas artesanais, a pureza das pedras e a conexão com o natural e orgânico”, resume. As peças apresentam como principal liga a prata com o acabamento natural, sem polimento combinado com pedras como pirita, ametista e quartzo. Peças disponíveis no site www.designelisa.com.

foto: Elisa Cordeiro por Studio Tertúlia/divulgação

Marisa Portella
As peças confeccionadas pela joalheira Marisa Portella já foram usadas pelas jornalistas Maju Coutinho e Andreia Sadi. “Mulheres que procuram um design diferenciado e contemporâneo, que valorizam e prezam a arte e o feito à mão”, justifica a joalheira sobre as suas clientes. Embora tenha sido criada em 1986, a marca inaugurou, no fim do ano passado, a sua loja e ateliê no Mercado Novo, em BH, para cativar os clientes com peças atemporais feitas, principalmente, em prata e cobre. Venda também pelo e-commerce www.marisaportella.com.

Esfér
Criada no final de 2020, a Esfér, da dupla João Viegas e Aldo Miranda, propõe design atemporal e sofisticado, dosando o minimalismo e a modernidade em ouro e prata. Anéis, brincos, colares, pulseiras, tornozeleiras e ear cuffs já foram usados com muita personalidade por Bruna Marquezine, Pabllo Vittar e Camila Coelho. Peças à venda no site www.esfer.co.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!