Moda

Segundo dia de Fashion Rio propõe uma viagem cultural

Ao som de uma trilha sonora de reggaeton, a grife Oh boy apresentou peças rica em detalhes manuais, sucesso nesse verão e promessa para o próximo


Publicado em 09 de abril de 2014 | 21:35
 
 
 
normal

O segundo dia de Fashion Rio propôs uma viagem cultural: Guatemala, festas populares no Brasil e até um passeio nos Mercados Centrais do mundo, inspiração da grife Maria Filó. A primeira a desfilar na noite, a Oh, Boy!, trouxe uma coleção pautada no universo da Guatemala, deixou a passarela praticamente com vontade de pegar as peças e usá-las sem nenhum ajuste, como uma possível roupa de guerra para acompanhar um festival de música, o que deixou os olhos dos fashionistas de plantão com os olhos até brilhando.
 
Do país de inspiração, renovou-se as padronagens étnicas e ricas em detalhes manuais, sucesso na temporada de verão passada, e apresentou apostas bem coloridas e leves. As peças lisas foram exceção. Borlas de franjas - detalhe já explorado nessa temporada pela estilista Patrícia Viera - apareceram complementando um detalhe aqui, outro ali, além do jeans, carro-chefe, com efeito tie-dye.
 
Bons resultados foram vistos nos conjuntinhos de top e calça pantalona com a barriga de fora - que tem tudo pra ser o trend da temporada - além de sobreposições quase duvidosas: calça sobreposta pelo vestido ou pela saia. Será?
 
Dia de festa
Quase se confundindo com um show da cantora Gaby Amarantos, o tecnobrega, lá do Pará, embalou o desfile da Espaço Fashion com uma aparelhagem de Dj tocando ao vivo. O motivo não poderia ser outro a não ser o tema que embalou a coleção da grife carioca: as festas brasileiras. Referências do Carimbó, do Carnaval, Maracatu e outras comemorações migraram para as estampas e cores de encher os olhos, em peças que espantaram qualquer resquício de cansaço ou tristeza. Mesmo com a pegada regional, os looks poderiam tranquilamente sair das festanças para dar uma volta na cidade grande. Mas vale rever a volta da pochete, acessório que apareceu em algumas modelos. 
 
Verão prático
Depois da invasão de cores da Espaço Fashion, foi a vez do refresco com a Maria Filó. Na passarela, a alfaiataria deu o tom em looks bem soltinhos e sem silhueta marcada pautada em cartela de cores bem sóbrias. O azul, que foi o destaque,  tem tudo e mais um pouco para ser a cor-desejo do verão. O tricô, especialidade da casa, é totalmente usável e aplicado só em alguns detalhes, uma proposta para não aquecer demais aonde não deve. Ótimas sugestões para dar um passeio na rua e nos Mercados Centrais do mundo afora, como a própria grife sugere. Algumas referências foram percebidas. O toldo listrado das feiras viraram estampas e os aventais, peças obrigatórias dos feirantes, foram transformado em blusas decotadas e vestidos.

*A repórter viajou a convite do evento.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!