"Doença do Beijo Salgado"

Caminhada pelo Dia Mundial da Fibrose Cística acontece neste domingo

O evento será realizado neste domingo (14), às 9h, no Parque Municipal; a doença, sem cura, atinge 1 em cada 10 mil nascidos vivos no Brasil


Publicado em 12 de setembro de 2014 | 11:18
 
 
 

Para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e os riscos da Fibrose Cística. O Instituto Unidos pela Vida promove neste domingo (14), às 9h, a 2ª Caminhada Brasileira pelo Dia Mundial da Fibrose Cística no Parque Municipal.

A Fibrose Cística é uma doença genética, conhecida como a "Doença do Beijo Salgado", por causa da concentração excessiva de sódio e potássio no corpo do portador.

A doença não tem cura, mas pode ser detectada através do Teste do Pezinho Expandido, ou então, pelo Teste do Suor. Ela acomete 1 a cada 10 mil nascidos vivos no Brasil.

Os principais sintomas da Fibrose Cística são: pneumonia de repetição, tosse crônica, desnutrição, dificuldade de ganhar peso e altura, pólipos nasais, sabor muito salgado na pele, entre outros.

A ONG que promove a caminhada em Belo Horizonte foi fundada em 2009 e tem o objetivo de divulgar e conscientizar a população e a comunidade médica a respeito da doença genética.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!