Avanço

Começam em 2019 testes para tratar Alzheimer em humanos

O projeto já havia mostrado um bom resultado ao inverter com sucesso os sintomas de demência e diminuir as placas em camundongos idosos


Publicado em 21 de dezembro de 2018 | 03:00
 
 
 
normal

Sydney, Austrália. Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, estão prestes a testar em humanos um tratamento contra a doença de Alzheimer que utiliza bolhas de gás microscópicas. Os tratamentos experimentais estão previstos para começar no fim de 2019.

Segundo a equipe, quando entram em contato com energia ultrassônica, essas bolhas de gás são capazes de romper as barreiras que impedem a remoção das placas amiloides (responsáveis por interferir no processo de sinapse dos neurônios). No início deste ano, o projeto já havia mostrado um bom resultado ao inverter com sucesso os sintomas de demência e diminuir as placas em camundongos idosos.

“Todos os cérebros mudam com a idade, tornando-se mais frágeis”, disse, em fevereiro, o pesquisador Gerhard Leinenga. “Os ratos que tratamos nesse estudo seriam equivalentes aos humanos de 80 a 90 anos ”, acrescentou Leinenga.

Pankaj Sah, professor-diretor da área especializada no estudo cerebral na universidade, confirmou que os testes mostraram a abertura temporária das barreiras hematoencefálicas, o que facilitou a remoção das placas tóxicas. Todos os sintomas foram revertidos com sucesso, e as funções da memória se restauraram – pelo menos nos animais.

A barreira hematoencefálica é feita de células achatadas que envolvem todos os vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Ela serve para proteger o tecido neural de toxinas que circulam na corrente sanguínea, além de permitir (ou não) a entrada de gases respiratórios, açúcares e hormônios. Atualmente, não há terapias aprovadas para o Alzheimer, apenas medicamentos que ajudam a controlar os efeitos colaterais.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!