Como parte das celebrações de seus 20 anos, o Google revelou mudanças visando permitir uma busca mais intuitiva e visual, até o ponto de antecipar interesses de usuários. A inteligência artificial e o aprendizado automático são os principais focos da empresa para prosseguir com sua missão de “organizar a informação mundial e torná-la acessível para todos”, disse o vice-presidente de busca, Ben Gomes.
O Google Feed é chamado agora de “Discover” e tem maior habilidade para oferecer às pessoas informação relevante que sequer foi solicitada diretamente pelo usuário. A função foi descrita como uma “busca do Google que lhe ajuda a descobrir novas coisas sem uma consulta”. O Discover vai exibir assuntos de seu interesse no iPhone, no Android e no site para celular, e um card vai relembrar resultados visitados se você repetir a busca.
Alguns resultados de busca serão exibidos em categorias diferentes. Por exemplo, ao procurar “pug”, o usuário verá abas relacionadas a nomes, saúde e como treinar – os assuntos mais populares sobre essa raça de cachorro. Enquanto isso, as abas para “Yorkshire terrier” se concentram em dicas para banho e tosa.
Já nas próximas semanas, na versão móvel do google.com o usuário verá, abaixo do campo de busca, assuntos de seu interesse e links sugeridos. Ele destaca assuntos sugeridos, como “fotografia” e “política”, com links para notícias, vídeos e posts de blog. Quem gostar das sugestões pode dar um “follow” para começar a ver mais sobre aquele tópico na experiência de navegação. Haverá também um botão para indicar se você quer ver mais ou menos daquele conteúdo.
A ferramenta de busca se concentra agora nos smartphones e tablets e parece estar crescendo mais como o Facebook, alentando os usuários a permanecer e explorar temas, interesses ou histórias com ênfase cada vez maior para fotos e vídeos, com resultados mais personalizados. “A busca não é perfeita (...), mas tem nosso compromisso de que vamos melhorar a cada dia”, afirmou Gomes.
Ele ainda descreveu maneiras de se consultar sem saber as palavras exatas, com o avanço da busca baseada em imagens. A empresa integrou o Google Lens aos resultados do Imagens: isso significa que você pode usar inteligência artificial para analisar fotos e identificar o que há nelas. Por exemplo, o Lens pode ajudar a encontrar um tipo específico de berço que você encontrou em uma imagem. (Com agências)
Flash
História. Em meados dos anos 90, Larry Page e Serguei Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford, no Vale do Silício, tiveram uma ideia para melhorar as buscas na internet. Em 4 de setembro de 1998, fundaram oficialmente a empresa Google em uma garagem. O nome é uma referência ao termo matemático “gogol” ou “googol”, que designa o número 1 seguido de cem zeros.