O chefe do WhatsApp, Will Cathcart, afirmou que está 'animado' em retomar a solução de pagamentos no aplicativo, pertencente ao Facebook, no Brasil 'o mais breve possível'. Em comentário sobre a reunião com o Banco Central, realizada ontem após a funcionalidade ter sido suspensa no País, ele também disse que há a intenção em aderir ao sistema de pagamentos instantâneos que está sendo desenvolvido pelo órgão regulador, o PIX.

"Ontem nos reunimos com as autoridades do Banco Central e estamos animados em permitir que os brasileiros enviem pagamentos seguros e sem dinheiro físico no WhatsApp o mais breve possível", destacou Cathcart.

Ele afirmou ainda que o WhatsApp vai trabalhar em conjunto com os parceiros e as autoridades brasileiras para restaurar o serviço rapidamente. De acordo com Cathcart, o Banco Central expressou intenção de 'encontrar um caminho' com as bandeiras de cartões Visa e Mastercard para que a solução de pagamentos continue a funcionar e ainda envolver outras autoridades para resolver eventuais dúvidas pendentes. 

"O WhatsApp afirmou seu apoio a um modelo pró-competitivo e aberto para pagamentos e também seu compromisso em fornecer pagamentos via PIX tão logo o sistema esteja disponível", revelou o chefe do aplicativo. "O Banco Central ressaltou que respalda plataformas como o WhatsApp que estão inovando em pagamentos digitais e criando novas maneiras de apoiar pessoas e pequenas empresas em todo o Brasil", acrescentou.

Nesta quarta, 24, o Estadão antecipou que as bandeiras Visa e Mastercard estavam debruçadas em submeter um novo pedido de autorização ao BC para retomar o serviço de pagamentos por meio do WhatsApp. Também revelou a intenção do aplicativo de aderir ao PIX.

A solução de pagamentos do WhatsApp foi suspensa por parte do BC na terça-feira, 23. O regulador quer avaliar riscos ao sistema no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados. Sua decisão foi acompanhada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

O Facebook escolheu o Brasil como o mercado pioneiro para a adoção de uma solução para envio e recebimento de dinheiro por meio do WhatsApp. A funcionalidade estava sendo ofertada a usuários de cartões de débito e crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Banco do Brasil, pela fintech Nubank e pelo Sicredi, sistema de cooperativas. Já a Cielo, de Bradesco e BB, era a responsável pelo processamento das transações.