Após aproximadamente três horas de desespero sem a possibilidade de encaminhar áudios, imagens ou até documentos, alguns usuários do WhatsApp já relatam que o aplicativo de mensagens, aos poucos, está retomando seu funcionamento normal na manhã deste domingo (19).
Através do site Down Detector – onde internautas declaram a existência de falhas em redes sociais e aplicativos em tempo real –, usuários relataram retorno à normalidade do serviço já em torno de 10h.
Nele também circula a informação de que para usuários do sistema operacional IOs – cujos celulares são da marca Apple – o WhatsApp voltou a funcionar primeiro. Agora, usuários do Android já alertam que também usam o aplicativo sem falhas. Contudo, proprietários de aparelhos da marca Xiaomi continuam, no site, relatando instabilidade no uso.
Assim, aparentemente, a instabilidade do aplicativo parece ser freada de modo gradativo. Isto, pois, para algumas pessoas ainda não é possível trocar mídias, baixar áudios ou imagens e até assistir atualizações nos status de outros colegas. Ainda não há quaisquer informações publicadas pela empresa responsável pelo aplicativo para explicar o que pode ter causado o problema.
Caiu?
Os primeiros relatos de instabilidades no WhatsApp apareceram na internet ainda às 7h30, quando muitos se queixaram a respeito de dificuldades para encaminhar mensagens, arquivos de áudio ou documentos pelo aplicativo.
No mapa de falhas traçado pelo serviço, também surgiram relatos de problemas no aplicativo em outros pontos do mundo, como em algumas partes da Europa, no México e até em Dubai e Singapura.
Uma hora e trinta após a primeira reclamação, mais de 3.300 usuários já haviam relatado ao site questões de instabilidade no aplicativo. Apenas mensagens de texto podiam ser enviadas e recebidas.