Cortesia ou estratégia

Tomar café antes de ir às compras aumentam chances de consumo desnecessário

Pesquisadores notaram que cada vez mais lojas do varejo têm colocado café como cortesia na porta de entrada


Publicado em 30 de junho de 2022 | 10:19
 
 
 
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Quem toma café - ou qualquer bebida que tenha cafeína - antes de ir às compras tem mais chances de fazer compras impulsivas ou desnecessárias. Esta é a conclusão de um estudo realizado pela Universidade do Sul da Flórida (USF) e publicado na revista Journal of Marketing nessa quarta-feira (29).

Os pesquisadores notaram que, cada vez mais, lojas do varejo têm colocado café como cortesia na porta de entrada. Para estabelecer uma possível relação, foram realizados três experimentos, nos quais foram oferecidos tanto café quanto água e café descafeinado para clientes antes de realizarem as compras.

Os especialistas observaram que quem tomou uma xícara de café gastou 50% mais dinheiro e comprou quase 30% mais itens do que quem não consumiu cafeína.

Professor de e marketing do Frank Harvey Endowed na USF e autor do estudo, Dipayan Biswas analisa que a cafeína, como poderoso estimulante, libera dopamina no cérebro, que excita a mente e o corpo. Com isso, o estado energético é aumentado e, consequentemente, a impulsividade cresce, e o controle diminui.

Os experimentos

Para realizar os experimentos, os cientistas instalaram máquinas em uma loja de artigos para o lar da França e em uma loja de departamentos na Espanha. Na entrada, metade dos compradores recebia 100 mg de cafeína e a outra metade café descafeinado ou água. 

Os pesquisadores observaram que as pessoas que consumiram cafeína compraram muito mais itens - inclusive, supérfluos - que aqueles que beberam água ou café descafeinado. 

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