Gigante no envase e distribuição de água mineral em Minas Gerais, a Água Mineral Viva, indústria em Itaúna, no Centro-Oeste do estado, acaba de chegar aos 25 anos de mercado com números promissores: a empresa calcula um crescimento de 44% no volume de vendas até o fim de 2023 em relação a 2022.

Atualmente presente em cerca de 555 municípios mineiros, a marca pretende, até meados de 2024/2025, ampliar seu alcance em mais 20% das cidades de Minas que ainda não conhecem seu portfólio de produtos.

Know-how para atingir os objetivos é o que não falta para a envasadora, segundo a superintendente Administrativo/Financeiro, Roberta Simões, que comanda o negócio ao lado de Karina Nogueira (superintendente comercial) e Wenderson Fares, este último à frente da superintendência de operações.

Juntos o trio responde por 155 funcionários de uma empresa cujo volume anual de vendas se aproxima dos cinco milhões de garrafas e copos, entre descartáveis e retornáveis - aproximadamente 416 mil produtos/mês. “Um dos principais atributos da nossa água é o reconhecimento de qualidade internacional (NSF), que a coloca entre as mais leves do mundo, cuja principal característica se dá pelo baixo resíduo de evaporação” (no caso das águas envasadas pela Água Mineral Viva o índice é de 9,43 mg/L), explica Simões. Quanto menor o resíduo de sais e sólidos na evaporação do líquido (a uma temperatura de 180º C), mais leve a água será.

Novidades

Roberta Simões revela que a Água Mineral Viva está cheia de planos estratégicos para 2024, entre eles investir na aquisição de maquinários ainda mais modernos, capazes de aperfeiçoarem as demandas operacionais. “Atualmente, o carro chefe da empresa ainda é o galão de 20 litros, porém as vendas dos descartáveis (garrafas de 500 ml e 5 litros - com e sem gás - e copos de 200ml) têm crescido bastante. Entre 2022 e 23, por exemplo, [as vendas] registraram aumento de quase 100%”. Graças aos números positivos, um segundo turno de trabalho na fábrica, das 12h às 22h, entra em vigor a partir desse mês para somar esforços à equipe que produz das 7h às 17h.

A empresa também já desenvolve estudos para se inserir no mercado de Joint venture, modelo de colaboração empresarial que consiste na união de duas ou mais empresas com o objetivo de executar um projeto ou criar um novo CNPJ para explorar, de maneira eficiente, alguma atividade econômica. “A água é um recurso com infinitas possibilidades mercadológicas, já que é essencial para a atividade e existência humana. Partindo desse pressuposto, estaremos abertos, em breve, a parcerias promissoras, desde que elas também tenham foco na sustentabilidade e qualidade de vida das populações, premissas indispensáveis para a nossa atuação”, finaliza Roberta.