A MTR Solar, distribuidora e fabricante de equipamentos para usinas solares do Brasil, apresentou a nova “Plataforma de Gerenciamento e Monitoramento” de usinas solares de solo projetada por engenheiros de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira.

A empresa está investindo em 2023 mais de R$ 100 milhões em desenvolvimento de produtos e soluções para projetos de grandes usinas.

“O foco do novo sistema será o aumento de geração de energia, através da aplicação da Inteligência Artificial, identificando uma falha no menor tempo possível e apontar para a equipe de O&M a ação corretiva necessária e aumentando o tempo de disponibilidade da planta”, ressalta Eduardo Pestana, diretor da TECSCI.

Plataforma

A nova “Plataforma de Monitoramento” foi elaborado pela recém-criada divisão de IA (Inteligência Artificial) da MTR focada em automação, a "TECSCI".

O projeto foi criado por uma equipe formada engenheiros especializados em IA e automação, chefiados por Eduardo Pestana de Aguiar, Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFJF (PPEE/UFJF) e Graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), além de ter experiência internacional em projetos de inteligência computacional e automação.

Fábricas 

A empresa já conta com duas fábricas em Juiz de Fora (MG) que dedicam toda a produção para os projetos da MTR Solar: fabricação de estrutura fixa, tracker e skid de média tensão e eletrocentros.

Já são mais de 1 GWp (Gigawatt-pico) instalados, 300 usinas atendidas com mais de 1,8 milhões de módulos instalados e 100 MW gerados mensalmente.

A nova Plataforma de Monitoramento foi elaborada pela recém-criada divisão de IA (Inteligência Artificial) da MTR focada em automação, a "TECSCI".

O projeto foi criado por uma equipe formada engenheiros especializados em IA e automação.