Os Vales de Minas são os homenageados da 35ª Feira Nacional de Artesanato (FNA), que ocorrerá entre os dias 04 e 08 de dezembro (de quarta-feira a domingo), no Expominas, em Belo Horizonte, e reunirá toda a riqueza patrimonial dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce e das cidades que circundam o Rio São Francisco.
Realizada pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro Cape), a feira é considerada a maior do segmento da América Latina e, além de revelar os Vales que muitos desconhecem, apresentará artesãos de outras partes de MG e de todos os demais estados brasileiros.
No total serão três mil expositores e 733 stands em uma área de 47 mil m², que contará ainda com seis lanchonetes, três espaços de oficinas de técnicas dos vales e um de Talk Show. A Feira de Malhas de Tricô Sul de Minas terá espaço especial no evento, trazendo peças de vestuário com as tendências do verão.
Volume de negócios
De acordo com a organizadora e presidente do Instituto Centro Cape, Tânia Machado, a estimativa diária de público é de 20 mil pessoas, gerando um volume de negócios de cerca de R$ 55 milhões.
“A feira irá gerar mais de duas mil ocupações em serviços de segurança, limpeza, recepção, brigada, assistência médica, montagem, sonorização, divulgação e comunicação, inclusive nas apresentações culturais”, declara.
Para transformar a experiência de compra, fornecendo informações e proporcionando agilidade, a feira disponibilizará um catálogo virtual.
“Ao chegar no Expominas, o visitante poderá baixar o catálogo através de um QR Code disponível na secretaria externa do evento e encontrar os expositores pelo nome, segmento, produto, pela tipologia ou matéria-prima. A relação continuará no ar durante todo o ano de 2025, permitindo que aqueles que não puderam ir ao evento possam localizar artesãos do seu interesse”, adianta Tânia Machado.