Dono de uma produtora que fazia campanhas publicitárias e com histórico de outros negócios na área de construção e eventos, Luis Fernando Carvalho teve a ideia que transformaria sua vida enquanto esperava, na recepção de uma clínica de estética, sua vez para fazer um tratamento.
Mais atento à saúde e disposto a cuidar do corpo após enfrentar uma doença, o mineiro de Uberaba percebeu que, assim como ele, outros homens tinham receio de dizer que faziam procedimentos estéticos.
A solução, então, era criar o mesmo espaço, só que exclusivo para homens.
Durante todo fim de semana, Luis estudou as oportunidades e descobriu com a irmã, que é esteticista, que havia público e nenhum concorrente.
Na segunda-feira, alugou um imóvel.
Em três meses, a Homenz abriu às portas e, desde maio de 2019, vem conquistando o público masculino.
Faturamento
A marca fechou 2023 com o faturamento de R$27 milhões. Hoje, são mais de 39 unidades e outras 150 em implantação, em 15 Estados brasileiros e com um potencial de concluir o ano com faturamento de R$ 100 milhões.
Os carros-chefes são o tratamento e transplante capilar, mas outros serviços se somam ao catálogo, como tratamento faciais, corporais e depilação a led.
Acreditando que a Homenz tinha todo o potencial de dar certo, devido à alta demanda na busca pelos serviços, Luis percebeu a oportunidade de negócio e vendeu a produtora de vídeo que tinha criado há 20 anos, fez um empréstimo de R$ 100 mil e aportou o dinheiro no novo negócio.
Investiu em equipamentos usados e, numa sala num prédio comercial, que ainda nem tinha sido inaugurado, começou a atender os primeiros clientes.
No caso, os amigos. Como Luis também tinha experiência com a realização de eventos, ele possuía uma vasta rede de contatos, que o ajudou indicando para outros.
Embora vivendo as dificuldades do negócio próprio, que neste caso ainda incluía entender o que fazia ou não sentido em relação à estética masculina, Luis ousou novamente.
Vendeu a casa e o carro e, em 2020, abriu a segunda unidade em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, em sociedade com um amigo.
Aprendendo a fazer a gestão à distância, se deparou com mais um desafio.
Desta vez, a pandemia.
Já determinado desde o início a fazer dar certo e sonhando também em ter uma rede de franquia, o empresário aproveitou o período em que as lojas estavam fechadas para estudar o franchising.
Luis foi então para Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e fez uma imersão por um ano no negócio do novo amigo.
Formatou a Homenz para o sistema de franchising e, em 2021 abriu a primeira franquia em Itajaí, cidade vizinha, e outra em Joinville, a 100 km de Balneário.
Desafios
Em todas as aberturas, até a 15º, em 2023, Luis não poupou esforços para dar vida a cada clínica.
Escolhia os pontos, negociava diretamente com o arquiteto, fazia os serviços de limpeza e organização; e, de noite, vendia mais unidades.
O crescimento chamou atenção do cantor e ator Lucas Lucco e dos sócios Leonardo e Leandro Castelo, proprietários da 300 Ecossistema de Alto Impacto, que em 2023, se tornaram sócios do empreendimento, que conta com um plano de assinatura de serviços de R$ 99,90 mensais, adotado por cerca de 3 mil clientes atualmente, está avaliado em R$ 129 milhões, unindo forças para escalar a expansão da marca.
Hoje, são mais de 150 unidades previstas para serem inauguradas até o fim deste ano.
De vendedor de picolé a empresário de sucesso
A persistência de Luis não é recente.
O adolescente que vendia picolé na rua, mas que acabava devendo mais do que faturando por tomar os sorvetes que deveria vender, deu vez ao jovem empreendedor.
Aos 17 anos, começou a ajudar o tio, que realizava eventos em Uberaba.
Aos 18, foi trabalhar numa produtora de vídeos de casamento e, sem nenhum conhecimento, passou oito meses atuando de graça para aprender o ofício.
Aprendeu tanto que, com o tempo, passou a ser a referência dos clientes, que o procuravam diretamente.
Negociou o salário, que era suficiente apenas para a parcela do carro que queria comprar e, sem dinheiro para gasolina, passou a oferecer carona para os vizinhos em troca de combustível.
Empreendedor
Em 2008, com a mesma idade, criou a própria produtora, focada em comerciais de TV. Junto com o sócio, pediu emprestado os equipamentos para os concorrentes e começou a editar. Com amplo conhecimento e muitos contatos que fez, atraiu os clientes.
E não só clientes: atraiu também um segundo sócio, para quem já tinha feito um serviço, e com ele se desenvolveu como empresário. Atuando principalmente como diretor de cena, o novato empreendedor do interior de Minas Gerais fez campanhas para o Brasil inteiro.
Resolveu diversificar e, enquanto mantinha a produtora, atuou também na área de construção, levou apresentações de stand-up comedy para Uberaba e construiu um espaço que alugava para eventos.
Focado em negócios e conquistar cada vez mais, assim como muitos homens, Luis negligenciou a saúde. Comia mal, não se exercitava ou praticava esportes. Até o ano de 2017, quando um câncer o fez olhar mais para si.
E foi nesse processo, de cuidar de si, que o então empresário teve a ideia que mudaria o seu destino.
Disposto a facilitar o acesso aos procedimentos de estética e cuidados com a saúde, Luis percebeu que um ambiente destinado aos homens poderia estimulá-los mais a procurar por esses tratamentos.
Vivendo intensamente a vida, o mineiro não hesitou: deu vida à Homenz, promovendo o conceito de que o autocuidado não fere a masculinidade de ninguém.
Sentindo-se mais jovem do que cinco anos atrás, o CEO da rede de franquias não deixa dúvidas de que espaço e força de vontade para expandir não faltam.