A Allianz Seguros registrou, em 2024, um crescimento de 19% na contratação do seguro de Frotas em Belo Horizonte em comparação com o ano anterior.

A mesma tendência foi verificada nos dois primeiros meses de 2025, quando a companhia também alavancou 22% neste segmento localmente.

Alexandro Barbosa, diretor Comercial Regional Minas Gerais e Centro-Oeste da seguradora, destaca que tanto a capital mineira quanto a região metropolitana possuem uma economia diversificada e forte, impulsionada sobretudo pelo setor de serviços e pela indústria, com destaque para as áreas de siderurgia, automobilística e de autopeças.

“Todos esses segmentos colocam Belo Horizonte como a quarta cidade mais rica do país e viabilizam a comercialização do seguro de Frotas, especialmente para frotas mistas, que compõem diferentes tipos de veículos como, por exemplo, carros, utilitários, caminhões e motocicletas”, explica.

Alexandro cita que o seguro é uma solução estratégica para empresas que dependem de veículos em sua operação diária por três motivos. Primeiro, ele protege contra danos a terceiros, um risco constante em qualquer atividade que envolva trânsito e transporte, o que garante respaldo financeiro e, também, preserva a imagem da empresa frente a eventuais acidentes. Além disso, o seguro de Frotas permite uma gestão simplificada, ao concentrar todos os veículos sob uma única apólice, evitando o trabalho de manter diversos contratos separados. Por fim, esse tipo de cobertura proporciona mais tranquilidade aos funcionários e condutores, que se sentem amparados para desempenhar suas funções com segurança, sabendo que estão protegidos contra imprevistos.”

No Brasil há 120 anos, a Allianz Seguros tem 56 filiais, além de 50 assessorias e mais de 30 mil corretores de seguros em todo o país.

A seguir, uma entrevista com Alexandro Barbosa, diretor Comercial Regional de Minas Gerais e Centro-Oeste da Allianz Seguros:

Qual é o tíquete médio do seguro de Frotas da Allianz, em Minas Gerais?

O produto Frota é distinto do seguro de Automóvel individual – são modalidades diferentes e devem ser consideradas separadamente. Enquanto o Auto individual atende principalmente pessoas físicas e pequenas empresas com veículos isolados, o produto Frota é voltado exclusivamente a empresas que contratam o seguro para sua própria frota de veículos. Essas apólices empresariais podem incluir desde automóveis de passeio até caminhões, reboques e semi-reboques, e são compostas por três ou mais veículos, podendo ultrapassar 100 itens.

Quantos clientes a Allianz possui em Minas Gerais?

Por uma questão estratégica, não divulgamos o número total de clientes. Como referência da relevância da operação, em 2024 a Allianz alcançou um faturamento de R$ 79,3 milhões no produto Frota em Minas Gerais, um crescimento de 23% em relação ao ano anterior. Em Belo Horizonte, especificamente, a Allianz registrou em 2024 um crescimento de 19% na contratação do seguro de Frotas em relação ao ano anterior. A tendência de alta se manteve nos dois primeiros meses de 2025, com um avanço adicional de 22% no segmento na capital mineira.

Qual tipo de seguro tem sido o mais demandado nessa modalidade em Minas Gerais? 

A maior demanda no estado está concentrada em frotas mistas, que reúnem diferentes tipos de veículos, como leves e pesados, em uma única apólice. Essa configuração reforça a flexibilidade do produto Frota e sua aderência às necessidades logísticas e operacionais das empresas.

Belo Horizonte é a cidade com maior demanda por seguro de Frotas em Minas Gerais?

Além da região metropolitana de Belo Horizonte, que concentra grande parte da demanda, o Triângulo Mineiro também se destaca como uma região de alta relevância para o seguro de Frotas no estado. Essa distribuição reforça a capilaridade da Allianz em Minas Gerais, com presença significativa em diversas regiões estratégicas.

Quais são os principais riscos identificados pela seguradora em Minas Gerais que as empresas de frotas têm buscado cobrir?

A maior demanda das empresas em Minas Gerais está voltada para a cobertura de colisão, tanto parcial quanto total. Além disso, há uma busca significativa por proteção contra roubo e por coberturas relacionadas a danos a terceiros, por meio da responsabilidade civil. Essas demandas refletem a prioridade das empresas em proteger seus ativos e mitigar potenciais impactos financeiros decorrentes de sinistros.