Deputados da comissão de meio ambiente e desenvolvimento sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais defendem a aprovação do Projeto de Lei 3402/25, apresentado pela deputada Carol Caram (Avante). A proposta visa a proibição definitiva da construção de novos minerodutos na região da Grande Belo Horizonte, abrangendo os municípios de Mateus Leme, Igarapé, Brumadinho, Belo Vale, São Joaquim de Bicas e Mário Campos.
Estiveram presentes na reunião representantes de várias entidades e associações da região da Serra Azul, e todos eles apontaram para a escassez dos recursos hídricos, que em muitos casos já estão inadequados para o consumo humano.
Os dados apresentados pela geóloga Daniela Cordeiro à comissão chamaram a atenção dos parlamentares, pois o funcionamento de um mineroduto demanda, em média, 122 litros de água por tonelada transportada, volume considerado muito elevado para uma região com grave restrição hídrica.
A discussão sobre o PL será colocada em votação no primeiro turno, devendo retornar para a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, antes de seguir para o segundo turno na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.