Rodrigo Vilela, presidente da Samarco, é o entrevistado desta sexta-feira, dia 22, na Temporada Minas S/A Governança, em todas as plataformas de O TEMPO, canal do YouTube e demais redes sociais.
Engenheiro metalúrgico com mais de 30 anos de experiência na mineração, Rodrigo assumiu a presidência da Samarco há sete anos.
Com uma estrutura integrada do início ao fim com logística própria, da mina ao porto, a Samarco é uma empresa de capital fechado que pertence à Vale e à BHP Brasil. A Samarco tem sede em Belo Horizonte com unidades em Minas Gerais e no Espírito Santo, onde tem o Porto de Ubu.
Retomada
Além de comandar o plano de expansão da produção, para que em 2028 a mineradora alcance até 27 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro, Rodrigo Vilela conseguiu ter a conclusão da recuperação judicial da empresa, o que ocorreu na semana passada, além de fazer os reassentamentos do Novo Bento Rodrigues e de Paracatu, após a tragédia da barragem de Fundão em 2015, em Mariana (MG).
Além disso, o projeto do executivo mineiro é finalizar as indenizações individuais aos atingidos e dar prosseguimento ao plano de reparação da Bacia do Rio Doce, impactada pelo rompimento da barragem de Fundão.