Há 25 anos

Atlético vence o Cruzeiro por 2 a 1 e é campeão da Copa Centenário

Veja o que foi notícia na capa do jornal O TEMPO no dia 10/8/1997

Por Isis Mota
Publicado em 10 de agosto de 2022 | 05:00
 
 
Capa do jornal O TEMPO no dia 10.8.1997; resgate do acervo marca as comemorações dos 25 anos da publicação Foto: ARQUIVO O TEMPO

Nos cem anos de Belo Horizonte, em 1997, quem levantou o caneco foi o Atlético, campeão invicto da Copa Centenário, torneio que celebrou o aniversário da capital com times da cidade e de fora, como Milan, Benfica e Olimpia. Apesar das atrações, a competição vinha sendo um fracasso de público, até a final entre Atlético e Cruzeiro, que levou mais de 40 mil pagantes ao Mineirão. O meia Geovanni, do Cruzeiro, foi eleito o melhor jogador do torneio.

No mesmo ano em que BH se tornava centenária, a aspirina completava cem anos. Descoberta pelo químico alemão Felix Hoffmann, era então um dos medicamentos mais usados do mundo, com funções que iam de curar ressaca a prevenir problemas cardíacos. Naquela época, eram consumidas 50 mil toneladas do comprimido por ano no mundo, segundo a Bayer. 

Ex-prefeito de Belo Horizonte e potencial candidato ao governo do Estado, Patrus Ananias (PT) afirmava, em entrevista exclusiva para a edição dominical de O TEMPO, que a esquerda deveria repensar as alianças e apresentar um projeto político alternativo para o país. Ele também acreditava que tanto partidos quanto sindicatos estavam desafiados a buscar nova formas de luta.