O evento de lançamento foi realizado no Circuito Panamericano, maior complexo multipistas da América Latina, localizado em Elias Fausto, no interior do estado de São Paulo. O local, que serve como laboratório a céu aberto para desenvolvimento de produtos da Pirelli, além de endereço de eventos das principais montadoras do mundo, possui sete pistas para testes distintos e 1.650.000 m² de terreno total. O complexo foi inaugurado em 2020 e foi palco para os principais lançamentos da Pirelli desde então.

Os produtos

Os novos pneus lançados pela Pirelli possuem trajetórias distintas. O primeiro deles, o Cinturato P7, cuja família tem muita história e já conta com mais de 70 anos de evoluções, é um pneu de desenvolvimento global e favorito para diversas montadoras e clientes. O Scorpion também é um produto global que está chegando para atender um segmento de veículos SUV com aplicação 100% on-road. Já o Scorpion HT foi concebido no Brasil, especificamente para o tipo de piso que se encontra na região, que é bem heterogêneo. Ele é um produto 70% para uso urbano e 30% uso off-road. A empresa apresenta também o Seal Inside, que é uma tecnologia para diversas linhas de produtos. Ela é uma inovação que faz com que o pneu se auto vede em casos de perfurações na banda de rodagem – e que agora começa a ser fabricado no Brasil, na planta de Feira de Santana, na Bahia.

Sustentabilidade

“Lançar esses novos produtos na América do Sul e Central acentua ainda mais a importância da região no cenário mundial como mercado líder e importante para a Pirelli. Esses pneus são resultados de evoluções constantes que nossos times de Pesquisa e Desenvolvimento vêm fazendo, tornando nossos pneus ainda mais tecnológicos, eficientes, com maior desempenho e que entregam ainda mais segurança e sustentabilidade para o consumidor, indo de encontro a todos os parâmetros estipulados globalmente pela companhia para próximos anos”, disse Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente executivo da Pirelli para a América Latina.

Cinturato P7

Voltado para atender segmentos de médio e alto desempenho, o novo pneu é projetado para veículos de passeio, focando na performance em diversas condições de dirigibilidade. Segurança é a principal característica. Além de melhorar a dirigibilidade em piso seco com relação ao seu antecessor, o novo pneu da Pirelli para carros premium também melhora muito a dirigibilidade em piso molhado, aquaplanagem e frenagem, em particular. A resistência ao rolamento diminui em relação à versão anterior do Cinturato P7, melhorando o consumo de combustível em quatro por cento (medido no ciclo do padrão de testagem WLTP), bem como as emissões de CO₂. Por segurança, as arestas da banda de rodagem foram suavizadas, resultando em um design inovador que cria uma área de contato mais homogênea com o solo, com o objetivo de reduzir a distância de frenagem, um grande salto em relação à geração anterior do Cinturato P7.

Para SUV

O Scorpion é um produto mundial que tem como foco atender os segmentos de SUV’s e CUV’s dedicados para circulação em terrenos on-road 100% pavimentados. Assim como o Cinturato P7, a primazia do produto está em proporcionar os melhores níveis de segurança, eficiência, sustentabilidade e performance para o consumidor. Isso se torna possível graças a um novo perfil e desenho da banda de rodagem, aliado à tecnologia de ponta desenvolvida pela Pirelli. Mesmo em meio a todo o conforto que um SUV pode oferecer, para quem vive nas grandes cidades, a poluição sonora pode ser um problema. A estrutura do novo composto é adequada para melhorar o controle e a dirigibilidade, mesmo em altas velocidades, suportando o maior peso de um SUV em relação a um carro de passeio, garantindo assim segurança e performance.

Picape e off-road

O modelo HT foi totalmente desenvolvido pela engenharia brasileira, lançado para expandir a gama, dedicado também aos SUV’s e Pick-up’s com circulação em terrenos on e off-road, sendo 70% asfalto e 30% fora de estrada. Seu design foi projetado com inspirações em produtos do segmento off-road, visando garantir a versatilidade do condutor no dia a dia, podendo alternar entre o uso em asfalto e fora de estrada em terrenos acidentados. Uma nova banda de rodagem, que gera menor resistência ao rolamento, permite ao condutor que viaje por estradas, sejam de asfalto ou não, reduzindo o consumo de combustível, contribuindo para gerar menos poluição ao meio ambiente. Independentemente do piso, o Scorpion HT garante que a segurança, a eficiência, a performance e o conforto permaneçam os mesmos, se tornando uma ótima opção para quem gosta de se aventurar por caminhos sinuosos continente afora.

Sem preocupação com furo

Além do lançamento dos novos produtos a Pirelli também aproveitou a oportunidade para apresentar localmente a tecnologia Seal Inside, criada para dar mais proteção, segurança e tranquilidade ao condutor e agora fabricada também no Brasil, na planta de Feira de Santana/BA. A tecnologia pode ser manufaturada nas linhas Pirelli Scorpion, Pirelli Cinturato e Pirelli P Zero. Esta tecnologia permite que o veículo continue rodando e evita a perda de pressão de ar dos pneus em casos de perfurações por um objeto de até 4mm de diâmetro localizado na banda de rodagem. Quando o pneu é perfurado, imediatamente uma massa vedante incorpora-se ao objeto causador da perfuração, impermeabilizando todo o seu contorno, caso ele permaneça no pneu. Quando esse objeto é removido do pneu, a massa vedante é “arrastada” para o interior do orifício, selando a perfuração.