Já disseram que o melhor da festa é esperar por ela e foi o que fez a Chevrolet como estratégia de lançamento de seu mais novo utilitário-esportivo para o mercado brasileiro, o Equinox, que desembarca no país como o SUV da GM mais vendido no mundo. Na última semana, a Chevrolet reuniu imprensa especializada e convidados no suntuoso hotel Palácio Tangará, no bairro de Panambi, em São Paulo, em um evento de marcar época.

O Equinox chega ao Brasil importado do México, em versão única (Premier), a mais sofisticada dos carros da Chevrolet, por R$ 149.900. O modelo é o mais relevante lançamento da marca para este ano e terá como concorrente um peso-pesado na categoria, o Jeep Compass, que vem se tornando o queridinho do mercado nacional. Inclui-se nesta lista ainda o Honda CR-V, e, possivelmente, em 2018, o Renault Koleos.

A GM estima que serão vendidas mensalmente 700 unidades do Equinox, que se posiciona entre o Tracker e o Trailblazer. O visual do Equinox conquista de primeira, sugere imponência e sofisticação. Mas é ao entrar no carro e conhecer as muitas tecnologias oferecidas que se tem a exata dimensão de que a vida do Compass não seguirá fácil daqui para frente. O novo SUV tem medidas parecidas com a do aposentado Captiva. São 4,65 m de comprimento, 2,73 m de entre-eixos e 1,84 m de largura.

A inovação é destaque no modelo que traz um inédito sistema que evita até mesmo que o condutor esqueça crianças no banco traseiro. Sinais sonoros são emitidos logo que o sistema perceber a presença de alguém preso à cadeirinha.

Mecânica de Camaro

Outro diferencial do Equinox está sob o capô. O SUV se desloca movido por um bravo motor 2.0 L, turbo, a gasolina, de 262 cv e 37 kgfm de torque, que trabalha associado a transmissão automática sequencial de nove marchas e tração integral, que entrega uma dirigibilidade suave e segura. Emprestado do Camaro americano, o conjunto leva o Equinox de 0 a 100 km/h em 7,6 s e à velocidade máxima de 210 km/h. O consumo anunciado é de 8,4 km/L na cidade e de 10,1 km/L na estrada.

O conforto para quem viaja também merece ser ressaltado utilitário-esportivo é bem espaçoso e leva a vantagem de não ter nenhum ressalto no assoalho traseiro. Em seu material de divulgação, a GM garante que “o carro oferece até funcionalidade comumente disponível em aviões de primeira classe”, como o sistema que emite ondas contrárias para cancelamento de ruídos externos do motor, amplificando a sensação de silêncio a bordo, sensores, radares e câmeras específicas capazes de identificar situações de risco e acionar, de maneira autônoma, o sistema de frenagem e o de direção para diminuir o impacto de acidentes ou mesmo evitá-los.

O jornalista viajou a convite da Chevrolet

 

Tecnologia e conectividade de ponta

Em termos de conectividade, o Equinox conta com sistema de carregamento por indução (sem fio) para smartphones, além do sistema multimídia My Link compatível com Android Auto e Apple CarPlay e o serviço de concierge OnStar, que permite, por exemplo, consultar e comandar diversas funções do veículo por meio de um app para celular.

O acabamento do carro é caprichado. Há materiais soft touch aplicados nas partes de maior contato, como os apoios de braço. Comandos nas portas sugerem sofisticação. O painel traz peças decoradas com metal acetinado nas saídas de ar, na moldura central, no console e no volante. A capacidade do porta-malas também chama atenção. O tamanho varia de “básicos” 468 L até 1.627 L, conforme a configuração dos bancos. O traseiro, aliás, pode ser rebatido por meio de uma funcional alavanca localizada na parede lateral direita do compartimento de carga. O porta-malas conta com um porta-objetos abaixo do assoalho de 79 L, que possibilita separar fisicamente diferentes tipos de carga.

Pacote de segurança

Entre as dezenas de itens de segurança de série do Equinox estão: freios ABS, frenagem automática de emergência, assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, controle eletrônico de tração e de estabilidade, seis airbags, assistência de frenagem de emergência, o PBA), alerta de colisão frontal, banco do motorista com alerta tátil de segurança e câmera de ré com linhas-guia.

Sistema de som é da marca Bose

O Equinox conta ainda com uma série de outros itens relevantes de conforto e comodidade, entre eles o sistema de som de alta fidelidade com cinco alto-falantes e dois subwoofers da marca Bose, banco do motorista com ajuste elétrico (incluindo o lombar) com duas opções de memória, teto solar elétrico panorâmico e sistema semiautônomo de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares. O motor conta com sistema start-stop.

Ficha técnica

Motor. 2.0 16 V, a gasolina, turbo, quatro cilindros

Potência. 262 cv a 5500 rpm

Torque. 37 kgfm a 4500 rpm

Câmbio. Automático de nove marchas. Tração integral

Direção. Elétrica

Tanque de combustível. 59 L

Porta-malas. 468 L

Peso bruto. 2.200 kg