A Ferrari está inovando no mundo automotivo com um recente pedido de patente que propõe um sistema de controle revolucionário baseado em joysticks.
Enquanto outras marcas, como Tesla e Lexus, exploram alternativas aos tradicionais volantes, a Ferrari surpreende ao sugerir o uso de dois joysticks para controlar a direção e o ângulo de guinada do veículo.
O pedido de patente, publicado pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO), em novembro, descreve um sistema que coloca um joystick em cada lado do banco do motorista. Ao movê-los em combinação, o condutor conseguiria controlar não apenas a direção do carro, mas também o ângulo lateral durante as curvas.
A Ferrari destaca que a aceleração e a frenagem podem ser controladas por pedais tradicionais ou por botões e gatilhos montados nos joysticks.
Embora a montadora não tenha detalhado completamente as vantagens desse sistema inovador, ela assegura que é tecnicamente viável. A Ferrari menciona que joysticks já são utilizados com sucesso no controle de empilhadeiras, indicando uma possível aplicação eficiente em veículos automotivos.
Vale ressaltar que esta não é a primeira incursão no mundo dos controles não convencionais. A Saab, em um programa europeu voltado para aprimorar a segurança automotiva, desenvolveu em 1992, um protótipo de carro com joystick, porém, enfrentou dificuldades de usabilidade e abandonou a ideia rapidamente.
Confira como funcionava o Saab Prometheus:
Enquanto algumas marcas, como Tesla e Lexus, exploram manches como alternativas aos volantes tradicionais, como o do Tesla Model S (na foto abaixo), a Ferrari opta por descartar o manche, argumentando que não atende à função desejada em um carro, e destaca que joysticks oferecem uma abordagem mais inovadora e versátil.
Apesar de ainda não estar claro se o sistema de controle por joystick da Ferrari será produzido em larga escala, a montadora japonesa Lexus está avançando com seu próprio manche de direção.
Previsto para ser lançado no crossover elétrico Lexus RZ 450e, este novo sistema ainda não estará disponível nos Estados Unidos, prometendo revolucionar a experiência de direção para os entusiastas de carros elétricos.