Com o fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP) será encerrada também a produção do Fiesta no Brasil. 

Depois de 24 anos, o hatch sairá de linha no país sem ter nem sequer um modelo substituto em vista. O Fiesta estreou no Brasil em 1995, em sua terceira geração, importado da Espanha.

Ford Fiesta estreou no Brasil, em 1995, importado da Espanha

Um ano depois, começou a ser fabricado na planta da marca do oval azul em São Bernardo do Campo. Das setes gerações do hatch compacto, quatro passaram pelo Brasil.

A trajetória do Fiesta

O Fiesta foi lançado na Europa em 1976. A primeira geração do carro usava motor 1.0 e 1.1 litro, de 40 cv. Em 1981, o modelo ganhou uma versão esportiva (XR2) equipada com motor 1.6 com 84 cv de potência.

Nesta época, o Fiesta se consolidou como líder em vendas na Alemanha e na Inglaterra por seis anos.

1995 – Início das vendas do Fiesta no Brasil (terceira geração global).

1996Modelo hatch começa a ser produzido no Brasil, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP)

1999 – Introdução do motor Zetec Rocam 1.0 e 1.6

2000 – Lançamento versão Sport.

2001 – Introdução da versão básica Street.

2002Lançamento da nova geração do Fiesta produzida no Complexo Industrial Ford Nordeste, na Bahia

2004 – Início de produção do Novo Fiesta Sedan com motor RoCam 1.6 flex, o primeiro bicombustível da marca.

2006 – Linha introduz o motor 1.0 flex.

2007 – Introduzida a versão Trail.

2010 – 1 milhão de unidades da linha Fiesta (hatch e sedan) produzidas na Bahia. Também renovou o design e o conteúdo com a chegada da linha 2011.

2011 – Início das vendas do New Fiesta global no Brasil, importado do México

2013 – Início da produção do New Fiesta Hatch em São Bernardo do Campo, com nova reestilização e transmissão automática. É, pelo segundo ano consecutivo, o compacto mais vendido do mundo.

2014 – Produção do New Fiesta 100.000 no Brasil.

2015 – Linha Fiesta soma mais de 1,8 milhão de veículos vendidos no País, incluindo 240.000 unidades do New Fiesta.

2019 - Em sua sexta geração (uma de atraso em relação ao modelo vendido na Europa), o Fiesta se despede do Brasil com a decisão do fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo.