Recém-chegada ao Brasil, a montadora chinesa Great Wall Motors (GWM) vende por aqui o Haval H6 e lançou neste mês de agosto o Ora 03. O que muita gente não sabe é que, no mercado asiático, a marca oferece o Ora Ballet Cat, um compacto elétrico que combina inspirações do icônico Fusca original, da Volkswagen.

Equipado com um motor elétrico dianteiro de 173 cv e oferecendo autonomia variável de 400 km a 600 km por ciclo de carregamento, o "Fusca" da GWM ganhou atenção tanto por seu design quanto por questões controversas em sua campanha de marketing.

Ora Ballet Cat e sua performance elétrica

O Ora Ballet Cat se destaca por sua elegância e linhas de design inspiradas no Fusca original. Seu motor elétrico dianteiro proporciona 173 cv de potência, garantindo uma experiência de condução dinâmica e eficiente.

O veículo oferece aos consumidores duas opções de tamanho de bateria, resultando em uma autonomia notável que varia de 400 km a 600 km por ciclo de carregamento.

Com uma versão de entrada com preço a partir de US$ 28,7 mil (cerca de R$ 155 mil na conversão direta), o Ora Ballet Cat representa uma opção atraente no mercado de veículos elétricos.

Polêmicas em torno do Ora Ballet Cat

Além do seu design inspirado, o Ora Ballet Cat também está gerando discussões devido a certas escolhas polêmicas na campanha de marketing.

A montadora chinesa optou por promover o veículo como voltado para o público feminino, o que levou a críticas sobre a abordagem de gênero em sua estratégia. Alguns recursos tecnológicos receberam nomes, que foram considerados sexistas, suscitando reações negativas nas redes sociais e na sociedade em geral.

Um desses recursos é o sistema de aquecimento nos assentos dianteiros, projetado para aliviar cólicas menstruais. No entanto, a escolha de nomeá-lo de "Warm Man Mode" (Modo Homem Quente), em português, causou controvérsia ao evocar uma imagem de conotação inapropriada.

Outra questão polêmica é a nomenclatura do piloto automático adaptativo como "Lady Driving" (Dirigindo como uma Dama). Esse sistema mantém uma distância maior em relação aos veículos à frente, com base na premissa de que as mulheres são mais distraídas ao volante, o que levou a críticas por reforçar estereótipos de gênero.

Reflexões históricas

É interessante notar que as polêmicas em torno do Ora Ballet Cat relembram abordagens controversas do passado. O lançamento do Volkswagen Fusca no Brasil nas décadas de 60 também apelava para o machismo em sua campanha publicitária.

Anúncios da época refletiam estereótipos de gênero, como sugerir que a esposa bateria no carro e que isso não representaria um grande problema.

À medida que a Great Wall enfrenta críticas por suas escolhas de marketing, a discussão sobre representação de gênero e igualdade no setor automotivo se intensifica. A montadora não se pronunciou oficialmente sobre as controvérsias ligadas ao lançamento do Ora Ballet Cat.