O diretor comercial do Grupo Sada, Luís Santamaria, visitou a concessionária da NIO, montadora de carros chinesa, em Xangai, na última semana. É a nova geração de veículos que está chegando e, segundo ele, a experiência é espetacular. Carro 100% elétrico e autônomo de nível 4 (a classificação vai até o nível 5).
O ES6, modelo em destaque na imagem acima, custa, na China, o equivalente a R$ 250 mil. Na Europa, ele está sendo alugado por 1.525 euros por mês, em um modelo de assinatura de veículos. “O mais legal é a inteligência artificial que fica em cima do painel, e interage com você o tempo todo”, disse Santamaria. “Você pode conversar com ela e solicitar comandos, como esfriar ou aquecer o ar-condicionado, ligar a massagem dos bancos, trocar a cor interna dos LEDs do veículo, mudar o estilo de direção, abrir e fechar o teto solar, escurecer os vidros, trocar de rádio, escolher quais as músicas você quer, e ela interage o tempo inteiro. Hoje, é futurístico, mas, logo logo, será incorporado ao nosso dia a dia". Ele fez o test drive do modelo EC7 da NIO.
A personalização do veículo alcança um novo patamar, descreve ele: “Na hora em que você entra na loja, se cadastra automaticamente e preenche um formulário com a cor de que mais gosta, os tipos de música que prefere e de notícias que quer ouvir, por exemplo. Seu celular se conecta com o carro e a luz interna do veículo fica da cor que você prefere e ele começa a definir uma playlist com as músicas de que você gosta”. A tecnologia vai além da personalização e a bateria da NIO permite carregamento total em 45 minutos, por exemplo. O modelo EC7, dirigido por Santamaria, vai de 0 km a 100 km em 3,8 km, de acordo com a NIO.
Confira o vídeo com detalhes de um modelo da NIO:
Outra tendência adotada pela empresa, ressalta o diretor, são as concessionárias com show room em shoppings, como o que ele visitou na China. “É impressionante o cuidado com o cliente e a apresentação do carro. Uma grande mudança versus o modelo tradicional de comercialização que se tem no Brasil”.
Por enquanto, os carros da NIO não está disponíveis no país. Santamaria avalia que há espaço para esse mercado no Brasil, porém ainda falta infraestrutura para comportar tamanha tecnologia nas estradas nacionais. “Em termos de 5G, nossa infraestrutura ainda não suportaria todas as funcionalidades, teríamos que avançar”, conclui.
A NIO foi fundada em 2014, já no mercado de veículos elétricos premium. Conheça todos os modelos da montadora chinesa no site oficial (em inglês).